MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Poluição sonora em Belém gera grande número de denúncias


Delegacia do Meio Ambiente diz que número de ocorrências é muito alto.
Festas de aparelhagem e carros-som são alguns dos itens denunciados.

Do G1 PA
Festas de aparelhagem, alto-falantes, carros-som, e até celulares tocando músicas com volume alto dentro dos ônibus são algumas das reclamações recebidas diariamente pela Delegacia do Meio Ambiente (Dema) em Belém. De acordo com a delegada Virgínia Nascimento, já houve até mesmo denúncias de pessoas com caixas de som portatéis funcionando em alto volume dentro de supermercados da capital.
De acordo com o Conselho Nacional de Meio Ambiente, durante o dia, sons excessivos ou ruídos não podem ultrapassar a marca de 55 decibéis. Durante a noite, a partir das 18h, esse número cai para 50 decibéis. Quem infringe a lei pode receber penas leves, como ajuda comunitária e ações educativas, ou também uma detenção, que pode variar de 1 a 4 anos de prisão.
Segundo a delegada, os proprietários de carros que decidem instalar aqueles alto-falantes que ocupam todo o bagageiro do veículo devem estar conscientes de que, caso utilizem o equipamento em volume fora dos padrões permitidos por lei, podem ter o veículo e o som apreendidos, sem chance de reavê-los.
Já nos casos das festas de aparelhagens, muito comuns na capital paraense, se houver constatação de que o evento está em desacordo com os padrões da lei, tanto o proprietário do estabelecimento quanto o dono da aparelhagem são autuados.
A delegada faz um alerta para o grande número de trotes recebidos pela Dema, e pede que a população direcione as ocorrências para a delegacia específica. "Recebemos muitos trotes, e acabamos perdendo tempo para apurar uma denúncia que não era verdadeira", comenta. Ela informa, ainda, que a população de Belém pode fazer denúncias de poluição sonora em qualquer horário. "Recebemos denúncias por email, por telefone, pessoalmente, durante 24 horas. Nosso atendimento é direto", afirma.
Serviço
Telefones do Disque-Silêncio em Belém: (91) 3238-3132 / 3238-1225 / 9987-9712

2 comentários:

  1. Ólá,meu nome é Elizandra,meu email é lizandra_melo@hotmail.com,não tenho conta nos itens especificados abaixo,mas quero deixar meu comentario. Não adianta ligar para o DEMA,eles não atendem suas solicitações,e além desses números acima eu tenho mais 2,que são..32381225 e 99028094,há meses que nós moradores entramos em contato com eles e eles não resolvem nosso problema..abaixo descrevo a carta que enviei para a delegada,sem obter resposta.
    "Apelo à valorosa Polícia Militar, à Polícia Civil, aos Amigos do Silêncio e a quem competir para que façam algo frente a essa avalanche sonora, verdadeiro pandemônio em que se transforma aos fins de semana a Alameda onde moro,que fica na T. Berredos,conj.Augusto Montenegro Al. É, em Icoaraci,é um verdadeiro inferno,eu escrevo aqui em nome de todos os moradores da Alameda E,não temos sossego,se pedimos para este cidadão(vulgo Boy)baixar o som dele,ele aumenta mais,somos pessoas sérias e trabalhadoras,queremos descansar aos domingos,não conseguimos assistir TV, ficar com as janelas abertas,sentar na porta..não podemos nada,pois o som é por demais perturbador,Já ligamos para todos os números do DEma,eles fingem que anotam o endereço,dizem que vem,mais não vem,nossas denuncias são tratadas com descaso,já expliquei para eles que aqui só moram pessoas de idade avançada,o mais velho é um casal de velhinhos de 94 anos,que sofrem com isso,o outro senhor já esta com quase 70 anos,foi lá pedir para ele baixar o som,e foi escorraçado de lá,dias depois foi hospitalizado,o outro vizinho trabalha á noite no aeroporto,este senhor de quem falo é um sem noção,não pensa nas conseqüências dos atos dele,é um velho metido a garotão,que não respeita o seu semelhante.
    O cidadão está de mãos atadas. Não podemos fazer nada pra melhorar este estado de coisas, já que ligamos insistentemente pra um Disque-Silêncio inoperante, pois é o mínimo que se pode dizer de um serviço criado para não funcionar. Estamos, assim, ao deus-dará.

    Não há autoridade em Belém que resolva este grave problema de barulheira, seja no âmbito municipal ou estadual. Não temos, assim, uma cidade dita civilizada, justamente agora, época de eleições, em que ouvimos promessas as mais variadas de que as coisas vão melhorar para nós, cidadãos de quarta categoria, pois é assim que as autoridades nos enxergam, já que não temos direito sequer ao sossego nos fins de semana.
    Este cidadão de quem falo coloca duas caixas amplificadas na calçada da casa dele e só é desligada pela familia,isso só quando ele dormepor excesso de embriagues,pois aí deles que tentem desligar com ele acordado,ele bate e grita que nem um animal.

    ResponderExcluir
  2. faço as palavras dessa senhora as minhas, me encontro na mesma situação ja fiz varias denuncias ja liguei para todos os numero e ate agora não tive resposta das autoridades, moro no bairro maracangalha no conjunto providencia proximo a estação marex, eles não respeitam nem os vizinhos idosos fazem festa todos os finas de semana, na verdade ja não tem dia certo é disputa de som são três pessoas são dois irmãos e o vizinho que mora bem na frente da casa deles,quando um para o outro começa ou eles disputam ninguem tem mais paz nessa rua,muitas vezes amanhecer,com o som alto e ninguem pode falar nada, tem uma senhora com uma criança especial que mora ao lado da casa deles, mesmo assim eles não se importam por favor peço que me ajudem.

    ResponderExcluir