MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de julho de 2017

Venda da Gaspetro pode envolver governo da Bahia na Lava Jato, diz site



Por Victor Pinto | Fotos: Reprodução
Um assunto tende a reaquecer no campo jurídico e que envolve o governo da Bahia. A venda da Gaspetro a japonesa Mitsui deve ser aprofundada com a 42ª fase da Operação Lava Jato e assim também atingir o governador Rui Costa (PT). As informações são do site Poder 360, do jornalista Fernando Rodrigues.
No início do ano passado foi concedida uma liminar favorável à suspensão da transação econômica, conforme noticiou o BNews, inclusive com declarações dos principais personagens envolvidos na situação.
De acordo com o site, a Gaspetro é uma subsidiária da Petrobras na área de gás. Considerado o tamanho do negócio, a venda para a Mitsui se deu, na qual classificou, “em tempo recorde, em cerca de três meses”. O governador da Bahia, Rui Costa, ajudou o então presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, a consolidar a operação, em 28 de dezembro de 2015. A questão resvala em solo baiano, pois a Gaspetro tinha 41,5% de participações na Bahiagás.
Bendine foi preso pela Polícia Federal e uma delação premiada sua começa ser ventilada nos bastidores. Apesar do caso da Gaspetro não ter ligação direta com a Lava Jato, todas as negociações feitas por Bendine enquanto esteve a frente da Petrobras deverão ser investigadas, o que resvala no governo baiano.
A cruzada sobre o assunto é feita há muito tempo pelo deputado federal José Carlos Aleluia (DEM). O democrata usou o twitter para comentar o caso.
“O Governo da Bahia na época, acertadamente, conseguiu liminar para suspender negociação alegando a defesa do interesse público. Apoiei. Misteriosamente Rui Costa voltou atrás após receber um ofício do presidente da Petrobrás na época, Aldemir Bendine (preso na Lava Jato). O fato é: o governador Rui Costa colocou o interesse da gestão petista na Petrobras acima do interesse da Bahia. A troco de quê?”, questionou o congressista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário