MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de julho de 2017

Nova lei trabalhista punirá as ações de má fé

forum trabalhista
29.Julho.2017
JORNAL A REGIÃO
- aquelas em que um funcionário pede na Justiça direitos além dos que efetivamente deixaram de ser pagos, como forma de pressionar o empregador a fazer um acordo e pagar o que não devia. A lei vai evitar as ações “aventureiras” em busca de dinheiro fácil.
Quem agir de má-fé nos processos trabalhistas (alterando a realidade dos fatos, atrasando o processo com recursos ou induzindo o juiz ao erro, por exemplo) será punido com multa de até 10% do valor da causa, podendo ser condenado a indenizar a outra parte.
Quem ingressar com uma ação reclamando de danos que a empresa causou pode ter de pagar por isso. Por exemplo, alguém que alegue doença contraída no ambiente de trabalho terá que pagar os honorários dos peritos, caso perca o processo.
As mudanças
Outra mudança é que não basta mais dizer que precisa da gratuidade das custas ao entrar com a ação. O juiz trabalhista Cairo Junior, em entrevista na rádio Morena FM, explicou que a nova lei exige que a falta de recursos seja provada.
“Antes era necessário apenas assinar uma declaração”. Segundo Cairo Junior, o empregado também terá que pagar os custos processuais se faltar às audiências. “E só depois de quitar esse valor, ou se justificar, o trabalhador poderá entrar com uma nova demanda”.
Será considerado de má-fé o empregado, empregador ou testemunha que alterar fatos, mentir, usar o processo para objetivos ilegais, atrasar injustificadamente o andamento da ação, proceder de modo temerário, entre outros. Além da multa, pode ser condenada a indenizar a outra parte.
A petição inicial não pode mais ser genérica, terá que ser específica. E se o pedido não tiver fundamento, terá que pagar as custas processuais. O honorário do advogado da outra parte também deve ser pago pelo perdedor, em valores que podem variar de 5% a 15% do valor da sentença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário