Documento de reconhecimento foi entregue nesta quarta-feira (1º).
Prefeito diz que título projeta ainda mais a cultura da capital para o mundo.
Solenidade de entrega de reconhecimento contou com presença de artistas (Foto: Valter Pontes/Agecom)
Foi entregue oficialmente a Salvador, nesta quarta-feira (1º), pela
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
(Unesco), o reconhecimento como "Cidade da Música". A medida faz parte
da Rede de Cidades Criativas, que tem como objetivo promover a
cooperação internacional entre cidades para desenvolvimento urbano
sustentável, inclusão social e aumento da influência da cultura no
mundo. A capital baiana agora se junta a outras 116 cidades do mundo que
fazem parte do grupo seleto e torna-se a única do país a integrar a
Rede na categoria "Música".A solenidade foi realizada no Palácio Thomé de Souza e contou com presença de diversos artistas, como Daniela Mercury, Margareth Menezes, Paulinho Boca de Cantor, Fred Dantas, as meninas da Banda Didá, Márcio Melo, Gerônimo, Levi Lima (da Banda Jammil) e Alinne Rosa. A coordenadora do setor de Cultura da representação da Unesco Brasil, Patrícia Braz, entregou pessoalmente o documento de reconhecimento ao prefeito ACM Neto.
Coordenadora de Cultura da Unesco entregou
documento de reconhecimento ao prefeito ACM Neto
(Foto: Valter Pontes/Agecom)
O anúncio da seleção de Salvador para integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco foi feito em dezembro do ano passado.
Salvador tem atuado ao lado de outras cidades apresentando iniciativas e
programas desenvolvidos em encontros de cooperação. Segundo a
prefeitura, já foi possível o intercâmbio de experiências com membros da
Rede como Bologna (Itália), Sevilha (Espanha), Glasgow (Reino Unido),
Ghent (Bélgica), Bogotá (Colômbia), Brazzaville (República do Congo),
Mannheim (Alemanha) e Hannover (Alemanha).documento de reconhecimento ao prefeito ACM Neto
(Foto: Valter Pontes/Agecom)
O prefeito ACM Neto afirmou que o reconhecimento dado pela Unesco projeta ainda mais a cultura da capital baiana para o mundo.
"Para ser reconhecida como cidade da música, Salvador nem precisaria desse título, porque basta ver a produção dos artistas maravilhosos que temos e que fazem essa cidade diferente de todas as outras. Esse reconhecimento, claro, projeta ainda mais aquilo que é produzido em nossa cidade. A capital baiana é marcada pela diversidade cultural e multiplicidade de gêneros que se projeta para o Brasil e para o mundo. Salvador tem na música uma das mais fortes indústrias de produção econômica, inclusão social e geração de emprego e renda. Esse título vai render muitos frutos no interesse de pessoas que são apaixonadas pela música a conhecerem ainda mais de perto a produção da nossa cidade", destacou.
A representante da Unesco Brasil, Patrícia Braz, explicou que esse reconhecimento coloca alguns compromissos, como entender o impacto da música para a economia local, estimular as capacitações e promover a interação da cultura com a educação.
As cantoras Daniela Mercury e Margareth Meneses parabenizaram a cidade pelo reconhecimento. Daniela também aproveitou a oportunidade para cantar, durante a solenidade, a canção "Cidade da Música", que fez em homenagem à capital baiana. "Parabenizo toda a equipe pela candidatura e pelo título. Esse título é muito importante para que a gente possa cada vez mais ocupar as ruas, o país, para falar da essência do que somos como povo", destacou.
"Salvador merece muito esse título. Toda a história da música brasileira tem nascimento em Salvador, onde funcionou a primeira escola de música do país. Portanto, a gente merece muito isso e muitas outras coroações", destacou Margareth Meneses.
Durante a solenidade de entreda do título, o prefeito ACM Neto também aproveitou para anunciar que está sendo desenhado o projeto do Museu da Música Brasileira, que funcionará em Salvador. Segundo o prefeito, a previsão é de que a obbra custe em torno de R$ 100 milhões. “Estamos agora buscando os meios de financiamento desse equipamento para que seja um espaço de apelo nacional e internacional, que conte a história da música do Brasil a partir da sonoridade baiana, e que seja mais um elemento de atratividade para a cidade de Salvador. Nosso objetivo é que esse seja o mais moderno e completo equipamento do gênero do Brasil”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário