MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 1 de março de 2014

Veja 20 estreias previstas para o Salão de Genebra 2014


Evento começa na próxima terça (4), para imprensa, na Suíça.
Novas gerações de TT e Twingo e inédita minivan da BMW são destaques.

Do G1, em São Paulo
O Salão de Genebra de 2014 abrirá suas portas na próxima terça-feira (4), para a imprensa, e na quinta (6), para o público. "Território" neutro, já que não há marcas de grandes volumes de origem suíça, o evento é considerado um dos mais equilibrados do calendário automobilístico, sem domínio de uma montadora ou nacionalidade específica. A edição 2013 ficou marcada pela estreia de superesportivos como Lamborghini Veneno, Ferrari LaFerrari e McLaren P1 – e essa não será diferente, com a apresentação de modelos mais acessíveis.
Confira os carros que devem ser destaques nesta 84ª edição.
AUDI
Esboço do Audi TT 2015 (Foto: Divulgação)Esboço do Audi TT 2015 (Foto: Divulgação)
Assim como em 2013, quando a atração principal fora o RS 6, esta edição terá como protagonista também um esportivo. Trata-se da 3ª geração do TT, que promete uma “reinterpretação” estética da 1ª geração do modelo, de 1998. O interior também foi reconstruído, com destaque para o painel de instrumentos totalmente digital.
Audi S1 Sportback (Foto: Divulgação)Audi S1 Sportback (Foto: Divulgação)
Desde que o A1 foi apresentado espera-se por sua versão esportiva que, enfim, estreará em Genebra. O que principalmente difere o S1 do A1 é, evidentemente, o motor: 2.0 turbo, de 231 cv e 37,7 kgfm de torque, ainda mais potente que o utilizado no A1 quattro, esportivo de produção limitada apresentado em 2012. A tração passa a ser integral, e não mais dianteira, enquanto a transmissão é manual, de seis marchas.
Esteticamente, parachoques, rodas, faróis, lanternas e detalhes no interior (como a capa atrás dos bancos dianteiros) distinguem o S1 dos demais membros da gama.
Audi S3 (Foto: Divulgação)Audi S3 (Foto: Divulgação)
A linha A3 será ampliada com o S3 Cabriolet, versão esportiva inédita para a carroceria conversível. Com motor 2.0 turbo (TFSI) de 300 cv e 38,7 kgfm de torque, o modelo faz de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. Com a oferta de A3, S3, A3 Sportback, S3 Sportback, A3 Cabriolet e agora o S3 Cabriolet, resta o novo RS 3 para completar a gama do hatch.

BENTLEY
Bentley Continental GT Speed 2015 (Foto: Divulgação)Continental GT Speed 2015 (Foto:Divulgação)
Equipado com um motor 6.0 W12 biturbo de 635 cv capaz de levar o cupê aos 332 km/h de velocidade máxima, o novo Continental GT Speed é o mais veloz Bentley já produzido, segundo a marca.  Entre os equipamentos mais luxuosos, há bancos com aquecedores para o pescoço, volante aquecido e pedais de liga-leve.

BMW
BMW Série 2 Active Tourer (Foto: Divulgação)BMW Série 2 Active Tourer (Foto: Divulgação)
A história da BMW começará um novo capítulo durante o Salão de Genebra com o Série 2 Active Tourer, que não só é a primeira minivan da marca, como também seu primeiro automóvel de tração dianteira. É também o primeiro BMW a ser equipado com um motor de 3 cilindros (no caso um 1.5 litro turbo, utilizado também no Mini Cooper). O câmbio pode ser manual, de seis marchas, ou automático, de oito velocidades. A plataforma sobre a qual é montado, que além da tração dianteira é formada pelo motor montado na transversal, é construída com aços de alta resistência e dará origem outros futuros carros da marca.
Com 4,34 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,55 m de altura, o Série 32 Active Tourer se aproxima do seu principal concorrente, o Mercedes-Benz Classe B, que tem 4,36 m, 1,78 m e 1,55 m, respectivamente. Seu porta-malas carrega 468 litros, capacidade que pode ser elevada para 1.510 litros com os bancos traseiros rebatidos. A estreia na Europa ocorrerá logo após o Salão; no Brasil, o Série 2 Active Tourer deve ser exibido durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.
Alpina B4 Bi-Turbo Cabrio (Foto: Divulgação)Alpina B4 Bi-Turbo Cabrio (Foto: Divulgação)
A Alpina apresentará o B4 Bi-Turbo Cabrio, versão mais apimentada do Série 4 Cabrio e com visual diferenciado. O motor 3.0 biturbo foi retrabalhado para render 410 cavalos e 61,2 kgfm de torque – ante 306 cv e 40,8 kgfm do modelo original. Esteticamente, mudam as rodas, o para-choque dianteiro e a nomenclatura na tampa do porta-malas.

CITROËN
Citroën C1 (Foto: Divulgação)Citroën C1 (Foto: Divulgação)
A nova geração do C1 é mais um indicador de que os subcompactos e os motores de 3 cilindros estão em alta - vide Volkswagen Up!. No caso do modelo da Citroën, o bloco é de 1,2 litro e 82 cv, responsáveis por movimentar os 840 kg do hatch. Com 3,26 metros de comprimento, 1,62 metro de largura, 1,45 metro de altura e porta-malas de 196 litros, o novo C1 será vendido com 2 e 4 portas. Destaque para o teto-solar panorâmico, que abre até a segunda fileira de bancos e os polêmicos.

Citroën C4 Cactus Adventure (Foto: Divulgação)Citroën C4 Cactus Adventure (Foto: Divulgação)
Outra estreia da Citroën em Genebra será a versão Adventure do conceito C4 Cactus, conceito que estreou no Salão de Frankfurt sugerindo novas diretrizes para o papel do automóvel – as almofadas nas portas servem para protege-las e evitar que o dono gaste com pequenos arranhões, por exemplo. A marca também lançará o C5 CrossTourer.

FIAT
Fiat Freemont Cross (Foto: Divulgação)Fiat Freemont Cross (Foto: Divulgação)
A Fiat focará em caros com apelo aventureiro no Salão de Genebra. Um deles é o Freemont Cross, que exibe novos para-choques dianteiro e traseiro, grade dianteira em preto brilhante, rodas exclusivas de 19 polegadas, saias laterais e faróis e lanternas escurecidos. Internamente, há sistema de som com seis alto-falantes e 368 Watts e subwoofer e novo revestimento para os bancos em couro.  Outro modelo de apelo off-road é o Panda Cross, cujos destaques são equipamentos (Torque on Demand e Terrain Control) que fazem jus ao nome da versão.

FORD
Ford Focus 2015 (Foto: Divulgação)Ford Focus 2015 (Foto: Divulgação)
Quatro anos após sua estreia, a terceira geração do Focus estreia um novo visual. As mudanças se concentram na dianteira, que recebe novos faróis, para-choque e capô redesenhados e grade ao estilo “Aston Martin” – como New Fiesta, Fusion e EcoSport já exibem. Na traseira, lanternas e para-choque levemente reestilizados. Já a cabine do modelo sofreu poucas alterações, que se limitam a volante de três raios e um painel central mais “clean”. A versão perua do Focus 2015 também será apresentada no salão.

HONDA
Honda Civic Type-R (Foto: Divulgação)Honda Civic Type-R (Foto: Divulgação)
Se a Opel vai de Astra OPC Extreme, a Honda promete agitar o segmento de hatches esportivos com o protótipo do novo Civic Type R. Com lançamento da versão final programado para o início de 2015, o modelo é descrito pela marca japonesa como um “carro de corrida para as ruas”. A Honda ainda não revelou dados sobre motorização, mas acredita-se que o 2.0 turbo que equipará o modelo gere cerca de 300 cv.
O Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV) Concept, o conjunto mecânico do superesportivo NSX e o Civic que disputará a edição 2014 do World Touring Car Championship (WTCC) também terão destaque no estande da marca em Genebra.

JAGUAR
XFR-S Sportbrake (Foto: Divulgação)XFR-S Sportbrake (Foto: Divulgação)
A Jaguar decidiu entrar na briga de peruas superesportivas, que já tem como expoentes nomes como Audi RS 6, Mercedes-Benz E 63 AMG, entre outros. Para competir com tais concorrentes, a XFR-S Sportbrake toma emprestado do sedã homônimo o motor 5.0 V8 Supercharged, de 550 cavalos de potência e 69,4 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades – que segundo a marca inglesa faz de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 300 km/h. Destaque para o recurso que identifica que o carro está contornando curvas e mantém a rotação ideal para a saída da curva.

MCLAREN
McLaren 650S (Foto: Divulgação)McLaren 650S (Foto: Divulgação)
A marca inglesa tem apostado no Salão de Genebra para lançar seus esportivos. A edição passada revelou o topo de linha P1, e agora é a vez do intermediário 650S, que ficará acima do MP4-12C. O nome faz alusão ao motor V8 biturbo, que tem 650 cavalos, e visualmente o carro é uma união da frente do P1 com a traseira do MP4-12C.

MERCEDES-BENZ
Classe S Coupe (Foto: Divulgação)Classe S Coupe (Foto: Divulgação)
Quando chegar às ruas, o novo Classe S Coupe será o primeiro automóvel do mundo produzido em série com um sistema (batizado de Active Curve Tilting Function) que inclina o carro nas curvas. O recurso é baseado no Magic Body Control, sistema de suspensão inteligente que estreou no Classe S sedã, e ao detectar, por meio de duas câmeras frontais, curvas a uma distância de 15 metros “deita” o veículo em até 2,5 graus (como uma motocicleta), reduzindo a aceleração lateral e garantindo mais estabilidade.
O Classe S Coupe substitui o CL como modelo topo de linha da Mercedes. Sua versão de estreia será a S500, equipada com um motor 4.6 V8 biturbo, de 455 cv e 71,3 kgfm de torque, e acoplado a um câmbio automático de sete marchas – a tração é traseira ou integral, opcionalmente.

MINI
Mini Clubman Concept (Foto: Divulgação)Mini Clubman Concept (Foto: Divulgação)
A Mini dá sequência à reformulação total de sua linha com o Clubman, visto em Genebra ainda como conceito. Enquanto o modelo atual tem cinco portas (duas traseiras, duas nas laterais e mais uma, menor, do lado direito para facilitar o acesso de passageiros ao banco traseiro), a novidade tem quatro portas convencionais de cada lado, além das traseiras. O visual segue as transformações aplicadas no Mini Cooper, com faróis maiores; atrás, as lanternas passam a ser horizontais.
Com a missão de ser mais versátil e prático, o Clubman cresceu: 4,22 m (26 cm a mais) de comprimento, 1,84 m (17 cm a mais) de largura e 1,45 m de altura (25 cm a mais). Tais medidas deixam o Clubman maior que o Countryman, tornando-se assim o maior modelo da marca atualmente. No interior, as mudanças ainda estão no campo da ficção, mas acompanham o estilo adotado no novo Cooper – de quem o Clubman deve emprestar os novos motores 1.5 de três cilindros e 2.0, de quatro cilindros.

NISSAN
Nissan terá novo crossover em Genebra (Foto: Divulgação)Nissan terá novo crossover em Genebra (Foto: Div.)
A marca japonesa promete para o evento mais um membro da sua “rejuvenescida família de crossovers”, que se juntaria a Qashqai e X-Trail. Resta saber se o tal modelo será a próxima geração do Murano ou um carro totalmente inédito. Genebra também será a estreia europeia do GT-R Nismo  e a van elétrica e-NV200.

OPEL
Astra OPC Extreme (Foto: Divulgação)Astra OPC Extreme (Foto: Divulgação)
Ainda que enfrente problemas financeiros e não raro corra o risco de ser fechada, a Opel segue investindo em seus produtos. E não necessariamente naqueles destinados a alavancar as vendas: o Astra OPC Extreme ainda é tratado como conceito e se for produzido, serão poucas unidades. A proposta se difere do Astra OPC já em linha pelo propulsor 2.0 turbo, que salta dos originais 280 cv para 300 cv – se tornando, caso vire realidade, no carro de tração dianteira mais potente da história da marca. Além do motor apimentado, o OPC Extreme passou por uma redução de 100 kg no peso, substituindo algumas partes da carroceira (como os para-lamas) por alumínio ou fibra de carbono (como no teto).

PEUGEOT
Peugeot 108 2015 (Foto: Divulgação)Peugeot 108 2015 (Foto: Divulgação)
A Peugeot promete que o novo 108 será um dos carros mais leves e eficientes quando chegar ao mercado – o que pode se tornar realidade considerando os 3,47 m de comprimento, 1,6 m de largura e 840 kg. Outra promessa da marca é que a cabine terá o refinamento encontrado em modelos de categoria superior – com destaque para a central multimídia com tela de sete polegadas e o ar-condicionado digital. O motor pode ser 1.0 (69 cv) ou 1.2 (82 cv), ambos de três cilindros.

RENAULT
Renault Twingo 2015 (Foto: Divulgação)Renault Twingo 2015 (Foto: Divulgação)
A estrela da Renault será a 3ª geração do Twingo. Revolucionário, o subcompacto traz motor e tração traseiros, configuração incomum para a categoria. A marca ainda guarda dados sobre motorização e desempenho, e apenas afirma que a inspiração veio do 5 Turbo. A nova plataforma do Twingo será usada também pelo futuro Smart Fotwo.

VOLKSWAGEN
Volkswagen Golf GTE (Foto: Divulgação)Volkswagen Golf GTE (Foto: Divulgação)
Nem quando encarna o papel de híbrido o Golf deixa a esportividade de lado. Equipado com um bloco de 1,4 litro turbo, de 150 cavalos, associado a um elétrico de 105 cv – que somados geram 204 cv (como a potência máxima de cada um é atingida em rotações diferente, não basta simplesmente somar os números absolutos) –, o GTE faz de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e chega a 217 km/h – números próximos aos do GTI. A parte econômica é representada por uma autonomia de até 50 km somente no modo elétrico e uma média de 66,7 km/l, segundo a marca.
Volkswagen Scirocco R 2015 (Foto: Divulgação)Volkswagen Scirocco R 2015 (Foto: Divulgação)
Há seis anos sem mudanças significativas, o Scirocco estreará em Genebra leves mudanças estilísticas: novos faróis bi-xenon, grade levemente redesenhada e para-choques dianteiros e traseiros reformulados. Na cabine, em homenagem ao primeiro Scirocco, de 1974, foram incorporados mostradores de pressão do turbo, temperatura do óleo e cronômetro. Novas cores completam as mudanças estéticas, enquanto a gama de motores foi atualizada – destaque para o 2.0 turbo de 280 cv, exclusivo do Scirocco R. A Volkswagen também exibirá no salão a gama Polo atualizada com um discreto facelift.

VOLVO
Volvo Concept Estate (Foto: Divulgação)Volvo Concept Estate (Foto: Divulgação)
Há tempos a Volvo deixou de lado o visual conservador de seus carros – como provam C30, V40 e V60. Mas, para quem ainda duvida da ousadia da marca sueca, eis o Concept Estate, que ao lado dos também protótipos Concept Coupé e Concept XC Coupé, o Concept Estate prevê as futuras linhas do novo XC90, SUV topo de linha da Volvo, que será revelado durante o Salão de Paris, de 4 a 19 de outubro. Internamente, a Volvo destaca a simplicidade no visual e os comandos operados de maneira intuitiva pela tela de controle no console central, similar a um tablet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário