MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de março de 2014

Moradores de Venda Nova plantam milho para Festa da Polenta, no ES


Ainda faltam 7 meses para o evento, mas preparativos já começaram.
Crianças e idosos, com roupas típicas, já fizeram do plantio uma tradição.

Do G1 ES

Mesmo faltando sete meses para a tradicional Festa da Polenta, realizada anualmente em Venda Nova do Imigrante, região Serrana do Espírito Santo, os moradores do município já começaram os preparativos. Os milhos, que vão servir na decoração do Paiol do Nono, foram plantados neste mês de março para serem colhidos em setembro. A 36º edição da festa ocorre entre os dias 10 e 19 outubro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman.
O interessante é que o plantio do milho já virou uma tradição. A intenção é reviver o que faziam os antepassados italianos. Os moradores se vestem com trajes típicos e cantam canções tradicionais, enquanto abrem as covas para em seguida depositarem o adubo e os grãos.
A prática atrai desde os mais idosos até os mais novos, inclusive crianças. Os pais contam que essa é uma tradição que deve ser passada de pai para filho. "A gente planta para crescer o milho. Aí ele cresce e a gente coloca na panela da polenta. Aí cozinha e depois vem o nono, eu abraço ele e depois nós comemos", disse Angelo Falchetto, de apenas 3 anos.
Nem mesmo o sol forte intimida os moradores. "Eu adoro plantar milho, mesmo nesse calor", brincou  a gerente de loja Luciana Bellon.
Segundo o presidente da Associação da Festa da Polenta (Afepol), Tarcísio Caliman, a plantação é uma forma de perpetuar e reviver a tradição da cidade. "Hoje é muita tecnologia, não se coloca a mão em nada pra plantar. Mas antigamente, era só assim", contou.

O terreno usado para o plantio é do produtor rural Máximo Lorenção. Já é o terceiro ano seguido. "Não conseguem plantar em outros terrenos por causa da falta de riirgação. Agora vem o tempo de sol, então tem que ser lugar mais apropriado para irrigar", disse.
Os grãos que serão colhidos apenas em setembro, além de enfeitarem o Paiol do Nono, também serão utilizados na preparação do prato típico da cidade: a polenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário