Investimento varia de R$ 100 mil a R$ 150 mil.
Objetivo é ter quiosques até em cidades onde não haverá jogos.
Na rodoviária do Rio de Janeiro, por exemplo, um quiosque já vende os produtos oficiais do mundial. A novidade é um projeto da Globo Marcas, master licenciada da Copa do Mundo Fifa, e que conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O objetivo é pulverizar a venda de produtos licenciados no Brasil, inclusive nas cidades onde não haverá jogos.
“Quando a gente começou a fazer o projeto de licenciamento para a Copa do Mundo, a gente começou a pensar o seguinte: esse é um evento do Brasil inteiro. E como tal, a gente quer levar os produtos oficiais da Copa do Mundo para todos os brasileiros”, explica José Luiz Bartolo, da Globo Marcas.
Esse é um evento do Brasil inteiro. E como tal, a gente quer levar os
produtos oficiais da Copa do Mundo para todos os brasileiros"
José Luiz Bartolo, da Globo Marcas
Para se candidatar a operador, o interessado deve preencher a ficha de pré-cadastro no site www.quiosque.oficial.com.br.
“É uma grande oportunidade de negócio. É claro, que como todo negócio de varejo, é um negócio de muita atenção. É um negócio em que há a necessidade de uma presença grande. Mas sem dúvida alguma, é uma grande oportunidade de negócio”, diz Bartolo.
Investimento
O investimento varia de R$ 100 mil a R$ 150 mil – valor que inclui o quiosque, as taxas de adesão e o estoque mínimo de produtos. A estrutura ocupa seis metros quadrados e o quiosque é aberto, para que o cliente possa ver de perto os produtos – o que ajuda nas vendas. O negócio deve ficar em pontos estratégicos como shoppings, aeroportos e rodoviárias.
Os interessados no negócio passam por uma seleção feita por uma empresa parceira no projeto. Como é um investimento de curto prazo, o ideal é que o empresário tenha experiência no ramo e já conheça a clientela.
“A princípio, a gente prefere alguém que já tenha o CNPJ de varejo funcionando, ou até funcionando no próprio shopping, na cidade. Porém, a gente não exclui esse tipo de candidato que não tem o CNPJ, ou seja, nós temos um contrato em que ele pode assinar com pessoa física e depois apresenta para pessoa jurídica em 30 a 60 sessenta dias”, explica Marçal Barcelos, da Preffer Marketing e Comunicação.
É aí que entra em campo o Programa Sebrae 2014, criado para incentivar a geração de negócios envolvendo a Copa do Mundo. O Sebrae auxilia o interessado em abrir um quiosque oficial.
“No processo da parceria que a gente tem com a Globo Marcas envolve orientação sobre a oferta que se tem, mas também um processo de filtro e identificação de que empreendedores de pequeno porte estão preparados para isso. Porque exige um nível de preparação, considerando que a gente está falando de uma oportunidade que tem um tempo muito curto de realização”, informa Paulo Alvim, do Sebrae Nacional.
Uma das principais orientações dadas pela entidade é sobre a gestão do estoque. O empresário deve investir no que mais sai das prateleiras. O operador do quiosque pode escolher entre cerca de 2 mil produtos, como roupas, brinquedos e bolas. Mas os itens que mais têm chamado a atenção são os que têm o rosto do mascote da Copa.
O tatu-bola é disputado dentro e fora das prateleiras. Uma pessoa fantasiada posa para foto, brinca e até bate bola. Ele é sucesso entre as crianças, grandes consumidoras dos artigos do mundial. “Gostei de tirar foto e do produto também”, diz Roger Carneiro, de 12 anos.
O mascote aparece em canecas, chinelos, bonés e muito mais. Os valores dos produtos vão de R$ 10 a R$ 150. “O nosso público é muito variado. A gente atende pessoas de todas as classes, todas as idades, de todos os estados, de todos os países, então a aceitação está muito bacana”, comenta Diogo França.
A previsão de faturamento do negócio é de R$ 80 a R$ 120 mil por mês.
“O ponto fundamental é identificação do ponto de instalação dos quiosques. Porque envolve a circulação de pessoas que tenham capacidade de aquisição desse conjunto de produtos, que são produtos de padrão internacional”, orienta Paulo Alvim, do Sebrae.
A Globo Marcas tem a expectativa de que sejam instalados 50 quiosques nas principais cidades do país até a Copa do Mundo.
“É a primeira vez que se faz um projeto desses para uma Copa do Mundo, mas a gente espera realmente esse resultado que a gente está tendo aqui. (...) Ele tem a oportunidade de ver uma quantidade de produtos licenciados, produtos oficiais no mesmo espaço, e acaba realmente tendo essa vontade de levar essa lembrança do evento, no Brasil inteiro”, diz Bartolo, da Globo Marcas.
CONTATOS:
Sebrae
Central de Relacionamento: 0800-570-0800
www.sebrae.com.br
Globo Marcas
Telefone: (11) 5112 4400
Sites: www.catalogodeprodutosoficiais.com.br e www.quiosqueoficial.com.br
Assessoria de Imprensa: Textual Corporativa
Contato: Ludmila Totinick
Telefones: (21) 3206 6230 / (21) 3045 6922 / (21) 99781 9373
Site: www.textual.com.br
Preffer Marketing & Comunicação
Contato: Marçal Barcelos (diretor de marketing da Preffer Marketing e Comunicação)
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Telefone: (21) 3497 0106 / (21) 3497 0087
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