MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 31 de março de 2014

Exposições em São Paulo relembram os 50 anos do Golpe Militar


Pontos que se tornaram símbolos da ditadura promovem mostras.
Golpe aconteceu no dia 31 de março de 1964.

Do G1 São Paulo

Para marcar os 50 anos do Golpe Militar, locais que se tornaram símbolos da ditadura promovem eventos para relembrar o período. O aniversário do golpe, ocorrido em 1964, é o momento para lembrar o que aconteceu e aprender com o passado. "Eventos trágicos da história republicana brasileira não podem jamais ser esquecidos", afirma o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República, Pedro Barbosa Pereira Neto.
A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) foi um dos locais de resistância ao regime. "Eu acho que é preciso lembrar porque esse é um direito das novas gerações. Acho que é preciso que as novas gerações tenham conhecimento do que se passou naqueles anos de ditadura do nosso país", afirma a professora da PUC, Heloísa Cruz.
No Tucarena, que pertence à universidade, fotografias e histórias de cinco estudantes que desapareceram na ditadura estão expostas.
O Centro Universitário Maria Antônia também faz parte da história da ditadura militar. Em 1968 houve um confronto entre estudantes da Universidade de São Paulo (USP) e do Mackenzie. "Aqui funcionava a faculdade de Filosofia, letras e Ciências Humanas, até 68, quando aconteceu a batalha da Maria Antônia, famosa, onde estudantes do Mackenzie e da USP, por questões de polarização da época, se enfrentaram. E nesse prédio aqui aconteceu que ele foi todo destruído durante esse embate", exlica Cauê Teles do Nascimento. Até o dia 13 de abril o centro universitário exibirá filmes sobre o golpe de 64.
Dois painéis pintados por grafiteiros serão inaugurados nesta segunda-feira 31) no prédio do Ministério Público Federal. "É uma coisa que a gente não pode esquecer. Aconteceu aquilo para não acontecer de novo", avalia o grafiteiro Gejo.
Serviço
Mostra de cinema 50 Anos do Golpe: O Regime Militar no Cienama Brasileiro
26 de março a 13 de abril
sextas, sábados e domingos, horários variados
Rua Maria Antônia, 258 e 294
Informações http://mariantonia.prceu.usp.br/

Exposição de grafite na PRR-3
31 de março a dezembro
Av. Brigadeiro Luis Antônio, 2.020
Informações http://www.prr3.mpf.mp.br/
Exposição Direto à Memória e à Verdade - A Ditadura no Brasil de 1964-1985
1 a 30 de abril, das 9h às 18h
Memorial da América Latina - Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664
Informações http://www.memorial.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário