Norte-americanos e brasileiros farão estudos sobre comportamento do rio.
Projeto será encaminhado para agências de fomento.
Pesquisadores percorreram de barco o rio Amazonas(Foto: Abinoan Santiago/G1)
De acordo com Pedro Walfir, pesquisador da Universidade Federal do Amapá (Unifap), o estudo é necessário para verificar as mudanças no nível da água, sedimentação provocada pela água e alterações no comportamento do rio provocadas pelas mudanças climáticas.
"As mudanças climáticas têm ocasionado alterações em vários pontos do planeta, e o rio Amazonas pode ser um desses lugares. Precisamos fazer esse levantamento para saber que tipo de mudanças estão ocorrendo", reforçou Walfir.
Charles Nittrouer, pesquisador norte-americano(Foto: Gabriel Dias/G1)
Conforme explicou a pesquisadora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) Valdenira Ferreira, a partir desta visita será elaborado um projeto de estudo na foz do rio Amazonas, que será submetido a agências de fomento. "O custo para esse tipo de estudo é bastante alto. Precisamos colher as amostras e depois analisar em laboratório. É um trabalho extenso que requer insvestimento", disse Valdenira.
Além do rio Amazonas, os pesquisadores visitaram laboratórios de pesquisa nas áreas costeiras no Iepa e nas universidades Estadual (Ueap) e Federal (Unifap) do Amapá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário