MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 29 de março de 2014

Empresário escreve livro usando só palavras começando com 'P' no PR


'Picuinhas Papais' tem 160 páginas e 6,5 mil palavras com a letra 'P'.
Sátira sobre mudança de papas será lançada em Cascavel, no oeste.

Luiz Haab Do G1 PR, em Cascavel

Livro com todas as palavras com "P" será lançado no dia 14 de abril (Foto: Divulgação)Livro com todas as palavras com 'P' será lançado no
dia 14 de abril (Foto: Divulgação)
Um empresário de Cascavel, no oeste do Paraná, escreveu um livro de 160 páginas usando somente palavras que começam com a letra “P”. Segundo o autor, Amauri Popenga, “Picuinhas Papais” é uma sátira sobre os motivos que levaram à renuncia de Bento XVI e também sobre os bastidores da eleição do Papa Francisco.
“Eu sou católico e garanto que, apesar de ser uma sátira, o livro não tem nenhum tipo de ofensa aos papas ou à Igreja Católica”, adianta o autor da obra.
O livro, escrito entre março e julho de 2013, tem aproximadamente 6,5 mil palavras, “todas com ‘P’”, garante o escritor. Popenga revela ter precisado recorrer ao dicionário diversas vezes, inclusive para substituir capítulos tradicionais em obras de literatura. “Em um livro só com letra ‘P’, eu não poderia ter um glossário, com ‘G’. Por isso substituí ‘glossário’ por ‘palavras pouco populares’”, exemplifica.
O prefácio da obra dá uma ideia do recurso linguístico usado pelo autor. Confira o texto abaixo:
“Prezado Popenga.
Permita-me parabenizar-te pela presente publicação.
Pode parecer palhaçada, porém produziste pesquisa primorosa, pautada por princípios puramente profissionais, provando possuir palavreado peculiarmente próprio para propagar polêmicas, principalmente picuinhas.
Prevejo plenas possibilidades para postulares premiação proeminente, provavelmente polpuda.
Porém, preciso precaver-te: prejudicados pelas particularidades publicadas, Papas protocolarão processo penal por perjúrio, pedindo prisão perpétua.
Portanto, previna-te, pois precisarás provar picuinha por picuinha perante promotoria pública.
Pe. Pedro Pascoal Peçanha - Professor Pr
opedeuta"
Padre Pedo Pascoal Peçanha é um personagem fictício criado pelo autor para assinar o prefácio.
Ainda de acordo com Popenga, “Picuinhas Papais” é uma produção independente. O livro será impresso na gráfica do próprio empresário e o lançamento está marcado para o dia 14 de abril, às 20h, na Biblioteca Pública de Cascavel.
Amauri Popenga levou cinco meses para escrever "Picuinhas Papais" (Foto: Luiz Haab/G1)Amauri Popenga levou cinco meses para escrever 'Picuinhas Papais' (Foto: Luiz Haab/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário