Olavo Prazeres/Tribuna de Minas
Em 2012, investimentos de R$ 450 milhões adaptaram a planta para a produção de caminhões
A Mercedes-Benz planeja transferir para Juiz de Fora, na Zona da Mata
mineira, a produção integral de caminhões da marca. Hoje a montadora
produz cinco modelos no Brasil, dois deles na unidade mineira – o Accelo
(leve) e o Actros (extrapesado).
A planta da montadora alemã em Minas Gerais é a mais moderna da
companhia, mas desde sua inauguração, em 1999, sofre com a
subutilização. Atualmente, possui capacidade para produzir 50 mil
caminhões ao ano, mas opera com cerca de 70% de ociosidade. No ABC
Paulista, a capacidade de produção é de 80 mil chassis anuais de
caminhões e ônibus.
“Essa estratégia de trazer a produção de caminhões para Minas Gerais
está vinculada a concentrar a produção de automóveis em São Bernardo do
Campo”, afirmou uma fonte próxima à empresa.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Juiz de Fora, André Zuchi,
disse que o plano da montadora, que não foi oficializado, é de
transformar o município em um polo de caminhões. “A fábrica teve idas e
vindas de vários modelos. Antes produzia veículos, mas a estratégia é
aumentar a produção de caminhões, com a chegada de outros modelos, e
aumentar a capacidade instalada. Algumas questões sindicais ainda
atrasam isso, mas deve ocorrer assim que o mercado melhorar e as
exportações para a Argentina voltarem a crescer”, afirmou.
Em Juiz de Fora, a empresa emprega cerca de 900 trabalhadores diretos.
Em 2012, após investimentos de R$ 450 milhões, a unidade foi equipada
para a produção de caminhões, quando o modelo Accelo, então produzido na
planta de São Bernardo do Campo, passou a ser fabricado na Zona da
Mata, e o Actros, que não era produzido no Brasil, passou a integrar a
linha de montagem da empresa em Minas Gerais. O plano de investimentos
da Mercedes no Brasil é de R$ 2,5 bilhões entre 2010 e 2015.
A montadora respondeu em 2013 por 26,4% do mercado de caminhões, que
comercializou no país 154 mil unidades, com crescimento de 11,1% em
relação a 2012. Neste ano, no primeiro bimestre, o mercado total acumula
vendas de 21.207 caminhões, sendo 5.068 de modelos da Mercedes-Benz.
Na comparação das vendas de janeiro e fevereiro deste ano com igual
intervalo de 2013, o mercado retraiu 3,1% e a montadora alemã
contabilizou praticamente uma estabilização, com ligeiro crescimento de
0,6%. O resultado da Mercedes é equivalente a 23,8% das vendas totais do
setor no Brasil.
A assessoria de imprensa da Mercedes-Benz não confirmou a informação sobre a transferência das linhas de produção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário