MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

No Socorrão II, pacientes dividem mesmo espaço que presos de justiça


Hospital tem gente internada em corredores lotados, sem assistência.
Nesta quinta-feira, servidores fizeram paralisação por melhores condições.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

Nessa quarta-feira (29) foi o Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I. Nesta quinta-feira, a paralisação foi no Clementino Moura, o Socorrão II. Os funcionários do hospital municipal  resolveram parar para pedir melhores condições de trabalho.

Os repórteres Douglas Pinto e Elson Paiva entraram no hospital e testemunharam o sofrimento de dezenas de pacientes. Na unidade há preso de justiça nos  corredores misturado com outros pacientes.

Presos do Complexo penitenciário de Pedrinhas e de outras unidades do Maranhão, quando precisam de atendimento médico, são levados para o Socorrão II. Como não existe uma ala separada para eles, eles ficam espalhados pelos corredores, em macas, junto com os outros pacientes. Alguns ficam algemados. Outros ficam sob vigília constante de um agente penitenciário.
Presos e pacientes dividem o mesmo espaço no Socorrão II (Foto: Reprodução/TV Mirante)Presos e pacientes dividem o mesmo espaço no Socorrão II (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Os problemas não param por aí. Há muita gente internada em corredores lotados, sem assistência médica. Doentes que esperam cirurgia há meses. Faltam remédios e material para atendimento ortopédico. "Eu gastei R$ 250 em remédio e atadura. Vou fazer dois meses aqui nesse lugar e nunca foi operado e não tem nem previsão. Eu estou aqui esperando, sofrendo", reclamou o lavrador Robenilson Nascimento.

Durante a manhã desta quinta-feira, os servidores do Hospital Socorrão II fizeram uma paralisação de advertência. Eles reivindicavam melhores condições de trabalho, melhores salários, equiparação salarial entre os servidores efetivos e serviços prestados e regulamentação da gratificação do SUS.

Um dia antes, os servidores do Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I, realizou uma primeira paralisação de advertência.
Presa é mantida em cima de uma maca, no corredor do Socorrão II, junto com demais pacientes (Foto: Reprodução/TV Mirante)Presa é mantida em maca, no corredor, junto com
demais pacientes (Foto: Reprodução/TV Mirante)
O secretário municipal de Saúde, César Félix, afirmou ao G1 que está aberto ao diálogo com os profissionais. "Designamos uma equipe para propor ao sindicato a criação de um grupo técnico para que a gente possa evoluir nos pontos que eles estão reivindicando. As coisas não aconteceram ainda não é por negligência, mas sim, pelas condições que nós temos no momento. Continuamos abertos ao diálogo para que dentro do possível todas as reinvindicações, tanto dos servidores do Socorrão II como os servidores do Socorrão I, sejam atendidas", disse o secretário.

A Prefeitura de São Luís não se manifestou sobre a situação no Socorrão II nem em relação às reivindicações dos servidores do hospital. Já a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária informou que, anteriormente, o hospital disponibilizava uma área para os detentos, mas que há alguns anos, a direção do Socorrão II decidiu desativar o espaço, afirmando que o atendimento aos presos deveria ocorrer nos setores comuns, de acordo com a enfermidade apresentada.

A Sejap ressalta que a atual direção do hospital, em acordo com a secretaria, já decidiu construir um espaço específico para atendimento aos presos de justiça, mas a obra ainda está em processo de licitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário