MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Mutirão de combate à Hanseníase fará exame em hospitais de Teresina


Ação contará com exames clínicos para detectar possíveis casos da doença.
Em 2013 foram registrados em Teresina 378 novos casos de hanseníase.

Do G1 PI

Para comemorar o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, será feito nesse sábado (1º) um mutirão para diagnosticar casos da doença e ocorrerá durante todo o dia em nove unidades de saúde da capital.
         
Segundo o coordenador do programa de Hanseníase da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Kelsen Eulálio, no mutirão será feito exames clínicos para detectar possíveis casos de hanseníase, além de um trabalho de educação e conscientização sobre os cuidados de prevenção.

“O diagnóstico precoce da hanseníase e o seu tratamento adequado evitam que a doença evolua, por isso pedimos à população que esteja atenta e se dirija à unidade de saúde mais próxima caso perceba em sua pele manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, com alteração de sensibilidade”, alertou o coordenador.
Na Zona Norte, o mutirão acontece nos Hospitais Mariano Castelo Branco, localizado no Residencial Francisca Trindade, além da Unidade Básica de Saúde Adelino Matos, no bairro Matadouro. Já os habitantes das Zonas Leste e Sudeste podem procurar o pronto socorro dos Hospitais do Dirceu e Satélite, além da Unidade Básica de Saúde Dr. Félix Francisco Pereira Batista. A população da Zona Sul pode procurar atendimento no Centro de Saúde do bairro Saci, no Monte Castelo (Lar de Betânia) e na Vila Irmã Dulce.
Casos
Somente no ano passado foram diagnosticados em Teresina 378 novos casos de hanseníase. Desses, 53% são da forma mais avançada da doença. De cada 100 mil habitantes, 42,5 casos são detectados. A hanseníase tem cura. O tratamento é gratuito e está disponível na rede pública de saúde na atenção básica durante todo o ano, bem como os exames de detecção da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário