MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

'Nada me fará desistir dessa viagem', diz pré-selecionada de RO para Marte


Sandra da Silva é uma das aprovadas na 1ª fase para viajar ao Planeta Marte.
Família apoia ideia. Primeiro grupo a ir ao planeta sairá da Terra em 2024.

Ivanete Damasceno Do G1 RO

Sandra Maria Feliciano da Silva foi pré-selecionada para viajar ao Planeta Marte (Foto: Ivanete Damasceno/G1)Sandra Maria Feliciano da Silva foi pré-selecionada para viajar ao Planeta Marte (Foto: Ivanete Damasceno/G1)
“Este é o início de uma odisséia que pode não continuar. A única certeza é que não há volta”, diz o advogado Anísio Feliciano da Silva sobre uma possível viagem da filha ao Planeta Marte. Moradora de Porto Velho, Sandra Maria Feliciano da Silva, tem 50 anos, e foi uma das 1058 pessoas selecionadas para participar do projeto de colonização que pretende levar 24 pessoas ao planeta vermelho em 2024. "Nada me fará desistir dessa viagem. Se eu não conseguir agora eu tento da próxima vez", diz Sandra.
  •  
Esse é um projeto que vai inovar a história da Terra. Participar de um negócio desse é superfantástico"
Sandra Maria Feliciano da Silva, professora e advogada
Sandra é professora, advogada, escritora e aquariofilista. Aos 50 anos, não é casada e não tem filhos. O projeto desenvolvido pela Mars-One, uma fundação internacional sem fins lucrativos, é, para ela, uma oportunidade de fazer algo de importante para humanidade. “Sempre acompanhei esses projetos de pesquisa dos programas espaciais. Esse é um projeto que vai inovar a história da Terra. Participar de um negócio desse é superfantástico”, afirma Sandra.
A professora conta que estudou o projeto antes da inscrição e percebeu que havia viabilidade para participar e resolveu se inscrever no projeto. Segundo ela, a ousadia dessa missão se assemelha ao magistério que consegue transformar a vida de várias pessoas e de quem está ao redor. E por conta do projeto, a professora e advogada, com 34 anos de magistério, tendo passado pela educação infantil, especial, ensino médio e atualmente é professora de nível superior, diz que teve que voltar à sala de aula como aluna, para aprender a falar inglês. “Quando eu fiz escola, a gente aprendia francês ou alemão. Inglês eu não sabia uma palavra”.
Após ser aprovada na primeira parte, Sandra começou a mudar sua rotina. Desde o início de janeiro, começou a fazer ginástica e já perdeu seis quilos. Além disso, a professora está eliminando a carne e já cortou refrigerantes e açúcar da dieta.
Sandra diz que sentirá mais falta da família (Foto: Ivanete Damasceno/G1)Sandra diz que sentirá mais falta da família
(Foto: Ivanete Damasceno/G1)
Para ser aprovada para a próxima fase, Sandra precisa fazer uma bateria de exames. Ela diz que as pessoas que irão colonizar Marte não podem ter alergias, problemas cardíacos, de visão, audição, dentre outros. "A saúde precisa estar perfeita e até agora a minha está em perfeitas condições".
A mãe de Sandra, a dona de casa Gérsi Maria Rodrigues Feliciano da Silva, de 72 anos, diz que ao saber da inscrição da filha não gostou da ideia e achou absurda. Agora, já está aceitando. “Ela é a mais velha de quatro filhos. Foi a primeira que me chamou de mãe. A primeira que falou pai. E agora estamos perdendo ela para o mundo”, diz Gérsi que garante estar feliz pela filha e não ter medo da ousadia do projeto.
O projeto deu à Sandra reconhecimento tanto nas redes sociais, quanto por onde anda. Segundo ela, muitas pessoas dizem “você é aquela maluca que vai para Marte?” e ela garante que não fica incomodada apenas tenta explicar o que é a missão, se a pessoa estiver interessada. Além disso, outras pessoas ainda a questionam nas redes sociais, por email, e ela responde as indagações de amigos, conhecidos e até desconhecidos. “Eu sentirei mais falta da minha família. Mas eu só quero chegar lá e cumprir minha missão”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário