MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Com motor elétrico, 1º carro da Porsche é nova atração de museu


Propulsor de até 5 cavalos permitia velocidade de 35 km/h.
Chamado de P1, projeto de 1898 foi o primeiro de Ferdinand Porsche.

Do G1, em São Paulo

Após 116 anos desde a sua criação, o primeiro projeto desenvolvido por Ferdinand Porsche será a nova atração do museu da empresa, em Stuttgart, na Alemanha, a partir de 1º de fevereiro. Apesar de o primeiro carro a ostentar a marca Porsche ser o Type 356, de 1948, a história da empresa começou com o “Egger-Lohner electric vehicle, C.2 Phaeton model", chamado de P1, concebido por Ferdinand em 1898, quando tinha apenas 22 anos.
O veículo original e não restaurado foi recuperado de um galpão, onde estava intocado desde 1902, para ser exposto na galeria histórica da fabricante alemã. Seu criador entalhou o código P1, em referência a "Porsche 1" em todos os principais componentes do carro, dando origem ao seu nome não oficial .O P1 foi um dos primeiros veículos registrados da Áustria e começou a rodar em 26 de junho de 1898.
Ferdinand Porsche entalhou o código P1 nos princiapis componentes do carro (Foto: Divulgação)Ferdinand Porsche entalhou o código P1 nos
principais componentes do carro (Foto: Divulgação)
Mesmo que marca seja conhecida hoje por seus famosos motores à combustão, o P1 utilizava motor elétrico compacto, de 130 kg, que gerava 3 cavalos de potência. Em curtos períodos, era possível utilizar uma sobrecarga de energia aumentando a potência para 5 cavalos, o que permitia velocidade máxima de 35 km/h.
A velocidade do veículo era regulada através de um controlador de 12 marchas, com a autonomia global podendo chegar a 80 km. Uma alteração realizada para ser exposto foi a adição de peça acrílica, refazendo os assentos da época. O P1 será atração permanente do museu da empresa, que completa 5 anos.
Modelo P1 da Porsche recebeu peça de acrílico para refazer os assentos da época (Foto: Divulgação)Modelo P1 da Porsche recebeu peça de acrílico para refazer os assentos da época (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário