MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de junho de 2013

Indígenas ocupam mais uma fazenda na região de Sidrolândia, MS


Cerca de 50 terena invadiram fazenda Água Clara e expulsaram funcionários.
Advogado diz que donos da propriedade estão a caminho do local.

Do G1 MS com informações da TV Morena

Índios da etnia terena ocupam, na tarde deste sábado (22), a fazenda Água Clara em Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande, segundo informações da Força Nacional. O grupo é composto por 50 integrantes expulsaram funcionários da propriedade da sede.
De acordo com o advogado que representa os donos da propriedade, Newley Amarilha, os produtores estão a caminho do local para averiguar a situação.
Cenário
A propriedade fica na mesma região d fazenda Buriti, ocupada desde o dia 15 de maio. No dia 30 de maio, um índio de 36 anos morreu após cumprimento de mandado de reintegração de posse. Houve confronto entre indígenas e policiais. Os terena chegaram a sair do local, mas voltaram.
A Buriti está em área reivindicada pelos índios em um processo que se arrasta há 13 anos. A terra indígena Buriti foi reconhecida em 2010 pelo Ministério da Justiça como de posse permanente dos índios da etnia terena. A área de 17,2 mil hectares foi delimitada, e a portaria foi publicada no Diário Oficial da União. Mas até hoje a Presidência da República não fez a homologação. O relatório de identificação da área foi aprovado em 2001 pela presidência da Funai, mas decisões judiciais suspendem o curso do procedimento demarcatório.
Em 2004, a Justiça Federal declarou que as terras pertenciam aos produtores rurais. A Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério Público Federal recorreram. Em 2006, o Tribunal Regional Federal modificou a primeira decisão e declarou a área como de ocupação tradicional indígena. Produtores rurais entraram com recurso e conseguiram decisão favorável em junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário