MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Polícia prende quatro pessoas em operação contra fraude do leite no RS




Pelo menos 113 mil litros de leite teriam adição de ureia.
Alimento era armazenado de forma inadequada em um galpão.

Do Globo Rural

Pelo menos 113 mil litros de leite teriam recebido adição de ureia em uma propriedade rural no interior de Rondinha, na região norte do Rio Grande so Sul.
Os irmãos Adelar Roque Signor e Antenor Pedro Signor, sócios de uma empresa transportadora, foram presos em casa. O motorista Odirlei Fogalli também foi detido.
"Isso pra mim é uma surpresa porque nós estamos cheios de dívidas. Acho que quem frauda leite tem que ter dinheiro", diz o empresário Adelar Roque Signor.
"A defesa vai se ater aos fatos e aos documentos para tomar a medida judicial cabível”, diz Marcelo Gregianin, advogado dos suspeitos.
A transportadora possui cinco caminhões. Dos três que estavam no local, um carregava cerca de 12 mil litros de leite que foram apreendidos pelos fiscais do Ministério da Agricultura. O alimento também era armazenado de forma inadequada em um galpão.
Pelo menos 70 produtores de cinco municípios do norte do estado entregavam leite para a empresa. Da transportadora saíam 20 mil litros por dia.
Onze amostras coletadas comprovaram a adulteração do leite, que era feita no caminho entre o produtor rural e a indústria. No percurso, eram acrescentados a cada mil litros de leite, 90 litros de água e um quilo de ureia com formol. Assim, o volume vendido aumentava em 10%.
Em Horizontina, o vereador Larry Jappe foi preso por suposto envolvimento na fraude. Em 18 de fevereiro deste ano, o Ministério da Agricultura já havia informado às indústrias sobre a restrição do produto fornecido por cinco empresas. Testes indicaram a presença de formol.
"Todas as indústrias serão chamadas a prestar os esclarecimentos que forem necessários para essa situação do leite no estado do Rio Grande do Sul", diz Mauro Rockembach, promotor de Justiça.
Treze pessoas já foram denunciadas à Justiça por suspeita de envolvimento no esquema de adulteração.
O Globo Rural tentou contato com o advogado do vereador preso, mas não obteve resposta. A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul instalou uma comissão de representação externa que acompanhará as investigações

Nenhum comentário:

Postar um comentário