MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Chuva dificulta o acesso para vacinar o gado contra aftosa em Roraima


Reservas indígenas do estado estão vacinando o gado.
Cerca de 50 mil cabeças são criadas nessas áreas.

Do Globo Rural

O curral cheio é o orgulho do índio macuxi Arinildes de Lima. Há quatro anos, ele começou a criar gado na comunidade Sabiá, que fica dentro da reserva Raposa Serra do Sol. No início eram apenas 32 cabeças, hoje já são 210 todas devidamente vacinadas contra a febre aftosa.
Mas a vacinação ainda não chegou em todas as comunidades da reserva. O trabalho começou no início do mês e até agora, apenas metade do rebanho de 50 mil cabeças foi imunizado.

Um dos principais problemas enfrentados pelos agentes de vacinação é a dificuldade de acesso. Se não bastasse o período de chuva, que deixa a estrada em condições precárias, em alguns lugares só se chega de barco ou avião.
Cinco equipes do Ministério da Agricultura, da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima e da Funai encaram esse desafio para chegar nas 218 comunidades indígenas da Raposa Serra do Sol e Terra de São Marcos.
Depois de três horas de viagem, a equipe finalmente consegue chegar à comunidade do Surumu e os índios sabem bem a importância de proteger o rebanho. Eles querem fazer tudo certo para ajudar o estado a sair do status sanitário de alto risco de contaminação.
A vacinação contra febre aftosa segue na reserva até o dia 15 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário