MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 31 de maio de 2013

China se pergunta por que seus turistas se comportam tão mal


Relatos incluem mentir para obter desconto e defecar no chão de aeroporto.
Para especialista, falta de hábito de viajar para o exterior contribui.

Da Reuters

Turistas chineses passeiam pela 5ª Avenida, em Nova York (Foto: Reuters)Turistas chineses passeiam pela 5ª Avenida,
em Nova York (Foto: Reuters)
Da falsificação de certidões de casamento para conseguir um desconto de lua-de-mel nas Maldivas a deixar crianças defecarem no chão de um aeroporto em Taiwan, os turistas chineses vêm nos últimos tempos protagonizando episódios polêmicos.
Graças a sites como o Sina Weibo, espécie de Twitter chinês, relatos sobre o mau comportamento de turistas locais se espalham feito fogo no mato, provocando repulsa, raiva e muita reflexão.
Relatos desse tipo eram vistos no passado como ataques à natureza cordata dos viajantes chineses, mas nos últimos tempos as pessoas estão começando a se perguntar por que cidadãos do país que tem a segunda maior economia mundial se comportam assim.
"Objetivamente falando, nossos turistas são personagens relativamente pouco civilizados", disse Liu Simin, pesquisador do Centro de Pesquisas do Turismo da Academia China de Ciências Sociais.
Garoto causa revolta ao vandalizar templo egípcio (Foto: Reuters)Garoto chinês causou revolta ao vandalizar templo
egípcio (Foto: Reuters)
"A viagem internacional é um luxo novo. Chineses que podem arcar com ela se comparam uns aos outros e querem se exibir", disse Liu. "Muitos turistas chineses estão só agora indo para o exterior, e com frequência não têm experiência ou familiaridade com as regras e normas do destino."
O constrangimento com o comportamento de alguns turistas chineses já atingiu os mais altos escalões do governo, que tenta projetar a imagem de uma potência emergente benigna e culta, que irá beneficiar o mundo com sua crescente riqueza.
A notícia de que um chinês de 15 anos havia rabiscado seu nome em um templo de 3.500 anos em Luxor (Egito) causou tanto furor que o caso chegou a ser abordado em uma entrevista coletiva da chancelaria em Pequim.
"Há cada vez mais turistas chineses viajando a outros países nos últimos anos", respondeu o porta-voz Hong Lei na segunda-feira (27). "Esperamos que esse turismo melhore a amizade com países estrangeiros, e também esperamos que os turistas chineses cumpram as leis e regulamentos locais, e se comportem."
Outros incidentes já causaram reação semelhante, inclusive o de uma mãe que deixou seus filhos defecarem no chão do aeroporto Kaohsiung, em Taiwan, a poucos metros de um banheiro. Ela antes estendeu um jornal no chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário