'Detroit News' ouviu vice-presidente de marketing Jim Farley.
Segundo artigo, SUV desenvolvido no Brasil será vendido em 62 países.
Ford Ecosport (Foto: Chaiwat Subprasom/Reuters)
A Ford estuda a possibilidade de vender o EcoSport no mercado
norte-americano, mas não num curto prazo, segundo reportagem divulgada
no site do jornal "Detroit News" na última quarta-feira (29).A publicação credita a informação ao vice-presidente de marketing e vendas globais, Jim Farley. Segundo o artigo, Farley afirmou que a montadora estuda em detalhes o lançamento do SUV compacto nos Estados Unidos, mas isso certamente não ocorrerá em breve, a menos que haja aumento da demanda no segmento.
O executivo disse ainda que o modelo desenvolvido no Brasil será lançado em 62 países até 2017, e, até lá, isso não incluirá os EUA. O foco de vendas do utilitário continuará sendo Brasil e Índia, países que fabricam o modelo.
No ano passado, a Ford anunciou que venderá o EcoSport na Europa, mas não especificou em quais países. No último Salão de Genebra, a montadora afirmou ao G1 que o utilitário que será lançado no continente no fim deste ano e será importado da Índia.
Ainda na última quarta, a Ford divulgou que os SUVs têm ajudado a montadora a ganhar espaço em mercados-chave, incluindo o norte-americano, onde é líder no segmento.
"Utilitários estão nos ajudando a crescer em participação na América do Norte, especialmente na costa, tradicionalmente um mercado difícil", disse Farley.
Segundo a montadora, na Califórnia os utilitários já representam 15% das vendas da companhia, quase 6 pontos percentuais a mais do que em 2006.
"Eles também estão liderando nossa expansão nos mercados em desenvolvimento, onde as vendas de utilitários explodiram", completa o vice-presidente de marketing e vendas globais.
Segundo a Ford, as vendas de SUVs pequenos da marca cresceram mais rápido que as dos demais segmentos nos últimos 5 anos, e acima da média da indústria, lideradas pelo EcoSport e o Escape/Kuga.
A fabricante citou ainda um estudo da consultoria IHS Automotive, especializada no setor, que aponta que as vendas de SUVs cresceram 35% no mundo entre 2007 e 2012. Os SUVs compactos lideram, com alta de 154% naquele período. O segmento agora possui um volume de 13 milhões de unidades emplacadas ao ano, representando 18% do mercado global automotivo.
O EcoSport foi lançado no Brasil em 2003. Na segunda geração, apresentada no ano passado, se tornou um veículo global. Além da fábrica de Camaçari (BA), o SUV é produzido na China, na Índia e na Tailândia. Na ocasião do lançamento, a Ford afirmou que pretende colocá-lo em mais de 100 mercados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário