MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Sede do Partido Comunista em Paris tem exposição sobre Niemeyer


Mostra traz documentos inéditos, fotos e maquetes sobre Brasília.
Prédio do partido na França foi a primeira obra do arquiteto no exterior.

Da Agencia EFE

Sede do Partido Comunista em Paris, projetada por Oscar Niemeyer (Foto: Creative Commons/Ralf.treinen)Sede do Partido Comunista em Paris, projetada
por Oscar Niemeyer
(Foto: Creative Commons/Ralf.treinen)
Cinco meses depois da morte de Oscar Niemeyer, a sede do Partido Comunista em Paris está dedicando uma exposição à obra-prima do arquiteto, a rápida e futurista construção da cidade de Brasília.
Com uma coleção de 200 peças entre documentos inéditos, fotografias e maquetes, a mostra "Brasília, Meio Século da Capital do Brasil" relembra a concepção modernista e comprometida da maioria de seus criadores, como o urbanista Lúcio Costa, o paisagista Roberto Burle Marx e o próprio Niemeyer.
Durante seu exílio político na França, o mestre modernista ofereceu a seus camaradas do Partido Comunista uma sede em Paris, que lembra as curvas e linhas de Brasília e que é, justamente, o prédio que exibe a exposição até 29 de junho.
"Niemeyer estava muito ligado a Paris e ao PCF, já que viveu aqui durante os anos da ditadura brasileira. Por isso, decidimos fazer a exposição na sede do partido, sua primeira obra no exterior, que ele mesmo concebeu de maneira gratuita e desinteressada e à qual tinha verdadeiro apreço", disse a produtora artística do projeto em Paris, a brasileira Patrícia Trautmann.
Cinco anos
Em cinco anos, Brasília surgiu como um conjunto harmônico de formas, volumes, estruturas, vias, espaços cheios e vazios que dialogam com uns edifícios majestosos e complexos, apesar da simplicidade dos elementos combinados.
A epopeia, como lembra a mostra, também foi obra dos mais de 60 mil operários que trabalharam 18 horas por dia em "condições deploráveis" para dar forma ao "delírio" do presidente Kubitschek.
Entre os prédios originais mais famosos da cidade se destacam as duas abóbadas invertidas do Congresso Nacional, os 16 pilares de concreto que evocam braços erguidos para o céu da Catedral de Brasília e o Palácio do Itamaraty que parece flutuar sobre a água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário