MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 29 de maio de 2013

De pano de prato a aplique de cabelo, brasileiro compra de tudo nos EUA


Clareador dental, binóculos, castanhas e biquíni também voltam na mala.
Fazer compras é a atividade preferida do turista do Brasil que vai ao país.

Flávia Mantovani Do G1, em Orlando e em Miami (EUA) - a repórter viajou a convite do SeaWorld e do Greater Miami

Shopping em Miami (Foto: Flávia Mantovani/G1)Shopping em Miami (Foto: Flávia Mantovani/G1)
Pano de prato, aplique de cabelo, clareador dental, remédios, castanhas, binóculos. Esses são alguns itens que os brasileiros estão trazendo na mala quando voltam dos Estados Unidos.
Apesar de os itens mais procurados continuarem sendo os tradicionais eletrônicos, peças de roupa e cosméticos, o turista do Brasil não resiste aos preços mais baixos e compra de tudo quando vai ao país.
Nataly e Willian Brisola em parque de Orlando (Foto: Flávia Mantovani/G1)Nataly e Willian Brisola em parque de Orlando; eles
compraram pano de prato e torradeira
(Foto: Flávia Mantovani/G1)
Para isso, inclui na programação passeios não apenas em shoppings e outlets, mas também em supermercados e farmácias.
É o caso da professora de pintura Carolina Cerezuella, de 32 anos. Moradora de Santo André (SP), ela vai de três a quatro vezes ao ano para os EUA para feiras e eventos de trabalho, principalmente em cidades como Orlando, Las Vegas e Chicago.
Além de maquiagem, roupas e sapatos, ela cita, entre suas aquisições, adesivos para as unhas, tratamento de clareamento dental, itens de papelaria para scrapbooking (um tipo de álbum de fotos artesanal) e ingredientes comestíveis que são caros no Brasil, como castanhas e pinoli.
Em Orlando a passeio por uma semana, os administradores Nataly Brisola, de 30 anos, e Willian Brisola, de 26, que moram em São Paulo, também diversificaram o foco das compras.
Além de roupas, máquina fotográfica, tênis e relógio, o casal comprou torradeira e sanduicheira em um supermercado e até panos de prato.
Biquínis vendidos em loja dos EuA (Foto: Flávia Mantovani/G1)Biquínis em loja de Miami; modelo mais cavado
(abaixo) atrai brasileiras (Foto: Flávia Mantovani/G1)
“Eles estavam vendendo quatro por US$ 6 [R$ 12]. E o tecido não é vagabundo como no Brasil. É muito macio, parece uma toalha”, descreve Nataly.
A atividade preferida dos turistas
Segundo dados do Departamento de Comércio dos EUA, fazer compras é a atividade preferida dos turistas brasileiros que viajam ao país: 95% deles afirmaram terem saído para comprar em viagem ao país em 2011.
Em seguida vêm idas a restaurantes (com 89%), visitas a lugares históricos (51%) e a parques de diversão (47%). Dessas atividades, a única que cresceu na preferência dos brasileiros de 2010 para 2011 foi a de fazer compras, com 3,9% de aumento.
A professora Carolina Cerezuella, que já comprou clareador dental e castanhas nos EUA (Foto: Flávia Mantovani/G1)Carolina Cerezuella em avião com destino a
Orlando; ela já comprou clareador dental e
castanhas nos EUA (Foto: Flávia Mantovani/G1)
Dados sobre gastos de brasileiros nos EUA mostram ainda que o Brasil vem quebrando recordes nesse quesito por cinco anos consecutivos.
Em 2012, eles gastaram US$ 9,3 bilhões (R$ 19,2 milhões), um crescimento de 10% em relação ao ano anterior.
Com isso, o país ocupa o quinto lugar no ranking dos turistas que mais gastam, atrás de Canadá, Japão, Reino Unido e México.
Flórida
Um dos estados preferidos para comprar é a Flórida – os brasileiros, aliás, são os turistas estrangeiros que mais vão à região, seguidos pelos ingleses, argentinos, venezuelanos e alemães. Muitos deles podem ser vistos nos corredores dos shoppings de Miami e Orlando.
Em uma loja de eletrônicos de um shopping de Miami, o vendedor Luis Amato empolga-se ao falar dos clientes do Brasil. “Eles compram tudo, tudo. Chegam e pedem metade da loja”, exagera.
A vendedora Johana Quintero em loja de apliques de cabelo em Miami; brasileiras são 80% da clientela (Foto: Flávia Mantovani/G1)A vendedora Johana Quintero em loja de apliques
de cabelo em Miami; brasileiras são 80% da
clientela (Foto: Flávia Mantovani/G1)
Celulares e laptops estão entre os itens mais pedidos, mas há quem leve também itens mais inusitados, como binóculos.
No mesmo shopping, em um quiosque que vende apliques de cabelo por preços acima de US$ 200 (R$ 414), a vendedora Johana Quintero conta que 80% da clientela é formada por brasileiras. “Antes eram mais as venezuelanas, mas agora mudou”, diz ela, que já aprendeu a falar “obrigada” para agradar às turistas.
Até biquíni, produto no qual o Brasil é especialista, está na lista de compras das turistas do país que visitam os Estados Unidos. Na loja Victoria’s Secret, por exemplo, o item já está sendo levado ao caixa pelas brasileiras junto com os tradicionais cremes e sutiãs.
O vendedor Luis Amato mostra binóculos (Foto: Flávia Mantovani/G1)O vendedor Luis Amato mostra binóculos na loja
onde trabalha (Foto: Flávia Mantovani/G1)
Para agradar ao gosto nacional, a loja oferece o “Brazilian botton”, um modelo de calcinha parecido ao que se usa no Brasil e que custa a partir de US$ 18 (R$ 36). A parte de cima é vendida à parte.
Um taxista que trabalha no ponto de um outlet em Orlando afirma que já aprendeu a identificar os brasileiros antes mesmo de eles falarem qualquer coisa.
Para isso, baseia-se não só no tipo físico e na forma de se vestir, mas na quantidade de sacolas que levam quando entram no carro. “Eles estão salvando a economia de Orlando. Vêm com uma mala vazia e voltam cheios de produtos. Parece que tudo é muito caro lá”, diz.

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