Freira conta sobre o sgnificado da festa cristã.
Confecção de tapetes é uma cultura pagã incorporada ao cristianismo.
"Devido a grandeza que esse mistério de Jesus se dá como corpo e como sangue pra nós, é tão grande esse mistério que a gente vai prolongando a celebração. A gente tem um dia pra se dedicar, mas todos os domingos ou todos os dias que nós celebramos, estamos vivenciando esse mistério pascoal na eucaristia", afirma a freira.
O padre Máximo explica que durante todo o dia serão realizadas atividades em Rio Branco. Na programação está confirmado oficinas para discutir a eucaristia, a missa marcada para às 17h e a procissão. "Nós já iniciamos a programação com uma missa, tem a preparação dos tapetes ornamentais que representam algumas passagens da bíblia, com referência a eucaristia", afirma.
Segundo o padre, vão ser feitos durante a procissão cinco paradas."As famílias mais tradicionais preparam um altar, a gente faz um louvor, uma adoração, e a gente vai abençoando a cidade", explica.
Fiéis preparam tapetes de Corpus Christi em
Rio Branco, Acre (Foto: Veriana Ribeiro / G1)
Tapetes TradicionaisRio Branco, Acre (Foto: Veriana Ribeiro / G1)
Uma das tradições que existem durante a comemoração do Corpus Christi, é a confecção de tapetes para a procissão. A irmã Fátima explica que os tapetes faziam parte de uma cultura pagã que foi incorporada pela igreja católica com um novo significado.
"O imperador romano tinha o costume de visitar as colônias. Quando o imperador chegava, todo o povo recebia ele fazendo tapetes, porque o imperador chegava como um rei, com todo o seu poder. De um lado e outro do tapete ficava o povo. Então os cristãos viram que quem mereceria tapetes enfeitados com flores, com um sentido de agradecimento a Deus, era um rei. Então só Jesus mereceria aqueles tapetes", afirma a freira.
Colaborou Thiago Rogeh, da TV Acre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário