MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de maio de 2013

Médicos em MS fazem passeata pela 'revalida' de profissionais estrangeiros


Cerca de 100 médicos e estudantes protestaram em Campo Grande.
Manifesto é contra extinção de prova para autorizar médicos estrangeiros.

Fabiano Arruda Do G1 MS

Médicos em MS fazem passeata pela 'revalida' de profissionais estrangeiros  (Foto: Fabiano Arruda/ G1 MS)Médicos em MS fazem passeata pela 'revalida' de profissionais estrangeiros (Foto: Fabiano Arruda/ G1 MS)
Médicos e estudantes de medicina participaram de uma passeata, na manhã deste sábado (25), no centro de Campo Grande, para protestar contra a possibilidade do Ministério da Saúde contratar médicos estrangeiros para preencher vagas no Brasil.
O protesto faz parte da mobilização nacional 'Revalida, sim', em que vários estados participam e se posicionam contra a contração de profissionais de outros países. Na capital sul-mato-grossense, os manifestantes se concentraram na praça do Rádio Clube e percorreram a avenida Afonso Pena, além das ruas 14 de julho e Barão do Rio Branco, região central.
Segundo presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS), Luiz Henrique Mascarenhas, a proposta do governo não resolve o problema da saúde pública no país.
Ele afirmou que a classe médica é contra a extinção do processo de 'revalida', que é uma prova para que os médicos estrangeiros possam atuar em outros países além de onde se formaram. "Não somos contra a contratação de profissionais estrangeiros. Só queremos que eles passem pelo processo de revalida", explicou.
Participaram do protesto integrantes da Associação dos Médicos e do Sindicato dos Médicos. Segundo o CRM/MS, aproximadamente 170 profissionais formados no exterior tiveram o diploma revalidado em Mato Grosso do Sul nos últimos cinco anos.
O trânsito ficou lento no local durante a passeata, já que os manifestantes ocupavam duas faixas de rolamento da avenida Afonso Pena. Policiais da Companhia Independente de Polícia de Trânsito (Ciptran) e agentes da Agência Municipal de Transportes e Trânsito (Agetran) monitoraram a manifestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário