MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 2 de maio de 2013

'Guerra' por atenção de visitantes na Agrishow tem de games a ex-BBB


Empresas usam estratégias de marketing para garantir bons negócios.
Feira do agronegócio em Ribeirão espera movimentar R$ 2,5 bilhões.

Leandro Mata Do G1 Ribeirão e Franca

A ex-BBB Fabiana Teixeira atrai visitantes para estande de tratores na Agrishow (Foto: Leandro Mata/G1)A ex-BBB Fabiana Teixeira atrai visitantes para estande de tratores na Agrishow (Foto: Leandro Mata/G1)
Com quase 800 expositores disputando a atenção dos milhares de visitantes que todos os dias passam pela Agrishow - uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do país – em Ribeirão Preto (SP), o que não falta é propaganda. Para atrair os clientes aos estandes, as empresas promovem gincanas com direito a apresentação por ex-BBB, oferecem tablets e convidam o público a brincar como criança nos espaços de vendas. Tudo para fechar negócio. Organizadores do evento estimam movimentar R$ 2,5 bilhões em negociações até sexta-feira (3).
Segundo a responsável pelo marketing digital de um dos expositores, Aline Faber Hasse, as estratégias são a certeza de boas vendas. “Na feira a gente percebe as pessoas comentando, vindo e aproveitando para ver os tratores. Nas redes sociais, a gente vê muitos comentários", diz sem revelar os lucros da empresa.
No estande de uma indústria de tratores e máquinas agrícolas, o público é chamado pela ex-BBB Fabiana Teixeira. Com beleza e  simpatia, a ex-sister sobe nos equipamentos expostos e atrai os visitantes para uma exibição de atletas de slackline – modalidade onde o competidor faz acrobacias em cima de uma fita elástica de cinco centímetros de largura. Entre um intervalo e outro durante a apresentação, vídeos sobre os produtos da empresa são exibidos em um telão com o intuito de despertar o interesse de clientes pelas máquinas.
Homem simula prova de Fórmula Truck em estande da Agrishow (Foto: Leandro Mata/G1)Homem experimenta sensação de participar de
prova da Fórmula Truck (Foto: Leandro Mata/G1)
“O que a gente viu é que atrai bastante movimento no estande, o que pode gerar uma simpatia do público pela marca”, explica a supervisora de marketing da empresa Cristiane Masina.
No local, crianças podem participar de um videogame. Quem conseguir a maior pontuação leva um iPod. “Você tem que pegar o símbolo, aí, quando você pega, marca um ponto. Eu marquei 200”, diz Julio César Covolan, de 10 anos, de olho no prêmio.
Adotar ações para crianças foi determinante para a marca porque, segundo Cristiane, os filhos dos produtores acabam sendo fundamentais na hora dos pais decidirem pelo produto.
Em outra parte da feira, um game para os mais crescidos é oferecido por uma empresa de lubrificantes que patrocina equipes de eventos automobilísticos. No estande foram montadas réplicas de cabines de caminhões da Fórmula Truck e da Stock Car.
Agricultor de Salto, SP, João Arnani testa a força em medidor em Ribeirão (Foto: Leandro Mata/G1)Agricultor de Salto, SP, testa a força em outro
estande (Foto: Leandro Mata/G1)
Os participantes concorrem a dois convites para a prova da Stock Car em Ribeirão Preto, sendo que um dos sortudos tem o direito de dar uma volta no circuito dentro do carro com um dos pilotos. Enquanto os visitantes entram e simulam a disputa de uma corrida, promotores entram em ação para vender seus produtos.
Uma empresa de pneus resolveu testar a força dos visitantes da feira, como nos parques de diversão. O participante usa uma marreta para bater em um botão, que acionado mede a potência da pancada. Se for fraca, uma buzina soa em reprovação. Foi o que aconteceu com o agricultor de Salto (SP) João Arnani. “Vejo que aglomerou muita gente. Pelo jeito parece que estou fraco, parece fácil, mas não é”, disse rindo.
Jovem pratica slackline em estande de tratores (Foto: Leandro Mata/G1)Ação de marketing de estande usa prática do slackline para atrair multidão (Foto: Leandro Mata/G1)

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