MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Bandos de papagaio-charão buscam alimento na região serrana de SC


Fenômeno vem sendo estudado há mais de 20 anos por pesquisadores.
Espécie é uma das aves mais ameaçadas de extinção da América do Sul.

Do Globo Rural

O papagaio-charão ou amazona pretrei, que mede cerca de 30 centímetros, é um dos menores papagaios brasileiros. A ave, nativa do Rio do Grande do Sul migra em bando para a região serrana de Santa Catarina entre os meses de março e agosto em busca de alimento e pinhão no alto das araucárias.
Nos outros meses, o papagaio-charão volta ao estado vizinho para se reproduzir. O fenômeno vem sendo estudado há mais de 20 anos por um grupo de pesquisadores da universidade gaúcha de Passo Fundo.
Preocupados com a redução do bando, os pesquisadores passaram a tentar identificar a nova rota de voo do papagaio-charão e se surpreenderam com a mudança do ambiente.
A propriedade do biólogo Ari Raddatz, em Urupema, na serra catarinense, é um dos pontos onde o bando, com até 10 mil pássaros, passa diariamente pela manhã e no final da tarde.
A presença e os hábitos do papagaio-charão do lugar também despertam o interesse de observadores de pássaros de todo o país.
Além do abate e da venda ilegal que ameaçam a espécie, a preocupação dos pesquisadores é com relação à preservação do ambiente.
O papagaio-charão é considerado uma das aves mais ameaçadas de extinção da América do Sul, principalmente por causa da venda dos filhotes retirados dos ninhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário