MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 1 de dezembro de 2012

Pronto-Socorro de MT faz mutirão para reduzir fila de cirurgia ortopédica


Até o domingo devem ser realizados 46 procedimentos médicos.
Mas pacientes reclamam de demora em atendimento e remarcações.

Do G1 MT

Fila cirurgia ortopédica em Várzea Grande (Foto: Reprodução/TVCA)Fila para cirurgia ortopédica em Várzea Grande
(Foto: Reprodução/TVCA)
Mutirão para reduzir filas em cirurgias ortopédicas é realizado no Pronto-Socorro de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, até este domingo (2). Mas somente casos considerados menos graves são atendidos pela equipe médica. A estimativa é que até o final dos trabalhos - iniciados na última quarta-feira (28) - sejam feitos 46 procedimentos médicos.
Por outro lado, pacientes reclamam das constantes remarcações, da demora no atendimento, especialmente, para quem será transferido. O frentista Jhonoey Andrade precisou esperar pelo menos um mês para ser submetido à cirurgia. "Passar 30 dias [na fila] para nunca chegar a sua vez", disse.
Anderson Santos, auxiliar de serviços gerais, diz que por pelo menos três vezes sua cirurgia foi remarcada. "Faz 29 dias que cheguei aqui e até agora nada", citou. Entre quarta e este sábado foram realizados 36 procedimentos médicos no Pronto-Socorro em Várzea Grande.
De acordo com o diretor do hospital, Arilton Ferreira, muitas transferências ou mesmo adiamento de cirugias são motivados por casos de extrema urgência que chegam até a unidade hospitalar.
"Muitas vezes o paciente é transferido de um dia para outro porque houve complicação, entrou alguma urgência, emergência. Contamos com imprevistos", disse.
Por outro lado, pacientes reclamam também da falta de materiais hospitalares. "Já estou quase perdendo a esperança. Por seis vezes fui para a lista, mas quando chega a minha vez alegam que não tem mateiral", lembrou um paciente que aguardava para ser atendido.
O diretor do Pronto-Socorro, Arilton Ferreira, explica que mesmo com o mutirão para reduzir a fila de espera, nem todos os pacientes serão atendidos no local. Neste caso, esses pacientes serão remanejados para outras unidades hospitalares. Casos considerados mais complexos serão direcionados para outras unidades de saúde.
A secretaria de Estado de Saúde em Mato Grosso foi procurada para falar sobre a transferência de pacientes. Mas não houve retorno das ligações realizadas até este sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário