MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Polícia paraense chama atenção de consumidores para crimes virtuais


Verificar a origem do site antes de fazer compras pode garantir segurança.
No Brasil, a lei foi sancionada e deve passar a valer nos próximos meses.

Do G1 PA

Com a chegada das festas de final de ano, as compras realizadas por sites se tornam comuns. A polícia alerta que é preciso cautela na hora de fornecer dados pela internet e lembra que já foi sancionada uma lei específica que trata de crimes virtuais.
Para Delnir Tavares, gerente comercial, que há seis anos pesquisa preços e compra produtos pela internet, é preciso checar se os sites que apresentam ofertas ao consumidor são confiáveis. “No momento estou pesquisando preços de televisão, ar condicionado e aparelhos eletrônicos, como notebook. Estou fazendo minhas pesquisas para presentear pessoas neste natal”, conta.
No Brasil, até a semana passada, não existia uma lei específica para julgar crimes virtuais. Esta lei já foi sancionada e deve passar a valer nos próximos meses. Segundo o advogado Mário Paiva “essa lei visa assegurar os direitos de quem tem um computador e quer resguardar os seus dados, ou seja, esta lei pune aqueles os invasores de dados, como hacker, entre outros”, esclarece.
De acordo com a delegada Beatriz Silveira, da Divisão de Crimes Tecnológicos da Polícia Civil paraense, dentre as principais dicas de segurança está verificar a origem do site. “Geralmente são criados sites clones de outros de grande venda na internet, mudando apenas uma ou duas letras para confundir o internauta. Isso faz com que o usuário acredite estar navegando no site original, e faça as compras sem receber o produto”, explica a autoridade policial.
Ainda de acordo com Beatriz, fazer as compras em apenas um computador e utilizar o antivírus regularmente pode ajudar o consumidor a não cair em golpes, bem como desconfiar de produtos com preços muito baixos. “É melhor não fazer uma transação do que fazer uma e vir a cair na fraude. Em caso de dúvida, deve ser procurado o espaço físico da loja ou consultar o CNPJ da empresa no site da Receita Federal”, orienta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário