MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Natal não terá show pirotécnico no réveillon, afirma Prefeitura


Secretário de Turismo, Murilo Barros disse que não há verbas para evento.
Caos administrativo inviabilizou, também, custeio de festas populares.

Ricardo Araújo Do G1 RN

Em 2011, show pirotécnico do réveillon em Natal incluiu cascata na Ponte Newton Navarro (Foto: Ricardo Araújo/G1)Em 2011, show pirotécnico do réveillon incluiu cascata na Ponte Newton Navarro (Foto: Canindé Soares/G1)
Um réveillon menos iluminado. Será assim a virada de ano na capital do Rio Grande do Norte. A Secretaria Municipal de Turismo confirmou, que diante do caos administrativo e da falta de recursos públicos, os tradicionais shows pirotécnicos realizados nas praias urbanas de Natal não serão viabilizados este ano. Somente os palcos e iluminação simples para as celebrações dos grupos de umbanda e candomblé - que saúdam Iemanjá na chegada do Ano Novo principalmente na Praia do Meio e Artistas, na zona Leste de Natal - serão montados. Visto que, não haverá dispêndio de dinheiro público.
Ney Lopes Júnior, prefeito de Natal, encaminhará projeto de lei para apreciação dos vereadores (Foto: Ricardo Araújo/G1)Ney Lopes Jr disse que Prefeitura não tem dinheiro
para custear evento (Foto: Ricardo Araújo/G1)
"Quanto às festividades de final de ano, não ocorrerá nada. Nem show pirotécnico nem eventos culturais nas praias", lamentou o secretário municipal de Turismo, Murilo Barros. Numa tentativa de reverter a situação, o secretário confirmou que se reuniu com o prefeito Ney Lopes Júnior e com a secretária municipal de Planejamento, Selma Menezes. Ambos, porém, argumentaram que todos os recursos na conta da Prefeitura de Natal serão utilizados para o pagamento dos salários do municipalismo. As tratativas para a viabilização das festas populares nas praias urbanas, com a contratação de palcos, iluminação especial, bandas e artistas, começaram em agosto, segundo Murilo Barros.
Ele disse que se reuniu com a prefeita afastada, Micarla de Sousa, que deu carta branca para a montagem da programação do réveillon em Natal. Entretanto, com o afastamento judicial de Micarla de Sousa da chefia do Executivo Municipal, o processo parou. "Tentei me reunir com o ex-prefeito Paulinho Freire diversas vezes. Na única vez que ele me recebeu, disse que eu procurasse a iniciativa privada", detalhou o secretário. Ele disse, ainda, que entrou em contato com os diretores da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH RN), Habib Chalita, e da Federação do Comércio (Fecomércio RN), com o objetivo do show pirotécnico ser financiado pela iniciativa privada.
Entretanto, o secretário disse que os membros da ABIH e Fecomércio lamentaram e descartaram o patrocínio em decorrência do tempo exíguo para viabilização do projeto. "Eu me sinto frustrado, decepcionado e constrangido. Eu vinha trabalhando nesse projeto há meses. Natal terá perdas significativas no comércio e no turismo em decorrência da não realização dos shows pirotécnicos", afirmou Murilo Barros.
Árvore de Mirassol, em Natal, tem 500 mil lâmpadas de LED e foi acesa nesta quarta-feira (12) (Foto: Ricardo Araújo/G1)Opção gratuita são os eventos na Praça da Árvore
de Mirassol, na zona Sul (Foto: Ricardo Araújo/G1)
No ano passado, a Prefeitura de Natal investiu cerca de R$ 400 mil nas festas do réveillon. "Somente em 2011, foram gastos R$ 272 mil com os fogos na orla urbana de Natal. O restante foi com o pagamento de palcos, bandas, artistas e iluminação", detalhou o secretário. A festa da virada incluiu uma cascata de fogos de artifício dourados que caíam da Ponte Newton Navarro para o rio Potengi. A única opção para os natalenses e turistas que estiverem em Natal na noite do réveillon, são os eventos culturais realizados na Praça da Árvore, em Mirassol, que não incluem fogos de artifício. "O jeito será a população recorrer às festas particulares, em hotéis, ou festas próprias", disse o secretário municipal de Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário