MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de dezembro de 2012

Linhas de ônibus intercampi agradam estudantes da Ufba


Maria Garcia  A TARDE

  • Mila Cordeiro | Ag. A TARDE
    Com o Buzufba, o aluno de direito Pedro Oliveira deixou de chegar atrasado às aulas
O sistema exclusivo e gratuito de transporte da Universidade Federal da Bahia (Ufba), chamado de Buzufba, já circula entre os três campi (Canela, Federação e São Lázaro). O sistema vem agradando a comunidade acadêmica.
Implementado desde o último dia 21, consiste em quatro micro-ônibus estilizados, o que facilita a sua identificação pelos usuários. Ouvidos por A TARDE, alguns alunos destacam o conforto, a pontualidade e  o acesso gratuito.
O estudante de direito Pedro Oliveira precisa se deslocar entre dois campi da universidade, sempre atento ao relógio. "Tenho aulas em São Lázaro, e preciso estar na faculdade de direito em 20 minutos para a aula seguinte", explicou o universitário.
Ele diz estar satisfeito com o transporte e afirma que, por conta do serviço, chega às aulas sem atraso. Porém, ele aponta um problema nos roteiros do transporte.
"Eles não alcançam o prédio da Faculdade de Economia, que funciona em frente à Praça da Piedade, na Avenida 7 de Setembro. Haverá uma hora em que eles precisarão encontrar uma saída para isso", diz Pedro.
A estudante de zootecnia Amanda Fernandes utiliza o Buzufba regularmente e avalia de forma positiva o sistema. "Antes,  eu pegava o ônibus regular para ir do Pavilhão de Aulas da Federação (PAF) ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS), no Canela. Agora, economizo dinheiro e tenho o mesmo conforto", explica a aluna.
Estudante do bacharelado interdisciplinar de saúde, Juliana Martins consegue chegar pontualmente às aulas, o que era mais complicado no semestre anterior. "Estava sempre atrasada para as aulas de campi diferentes. Agora, consigo estar na hora. Por isso, terei mais liberdade de montar a minha grade de disciplinas", entusiasma-se a aluna.
Compromisso - Reivindicação antiga dos estudantes, a implantação do sistema de locomoção intercampi tornou-se um compromisso da gestão da instituição, após aprovação da pauta pelo Conselho Universitário da Ufba (Consuni) em outubro do ano passado. 
O processo licitatório, que visa à contratação de prestadores de serviços, foi aberto no dia 13 de fevereiro de 2012. O edital, porém, foi publicado somente em agosto deste ano. A empresa Atlântico Transportes e Turismo (ATT) foi a vencedora da concorrência.
O aumento do orçamento dedicado à assistência estudantil, após o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), proporcionou a implantação do sistema de locomoção, de acordo com o pró-reitor de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, professor Dirceu Martins.
Dirceu também ressalva que, desde 2008, o setor recebe recursos da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), o que amplia o investimento na área. "Para 2013, a previsão é de que, aproximadamente, R$ 14,7 milhões sejam destinados para a assistência estudantil", prevê o pró-reitor.
O coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Wanderson Pimenta, credita à ocupação da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (Fapex) pelo diretório, realizada em julho e agosto deste ano, a conquista da aceleração dos trâmites burocráticos do Buzufba.
Na época, estudantes  ficaram por 13 dias acampados nas imediações da fundação em protesto. Eles desocuparam o espaço no dia 6 de agosto, após diálogo com os gestores da Ufba. "Antes da ocupação, houve um hiato no processo licitatório. Foi preciso acelerar os atos, que veio de uma pressão externa", alega o estudante.
Divergências  - O motivo da implantação efetiva do Buzufba  ainda causa polêmica entre os universitários. A influência do movimento estudantil no caso, por exemplo, foi questionada na comunidade da Ufba hospedada no Facebook.
Um estudante de direito, em uma das publicações do grupo, apresentou o documento do processo licitatório do Buzufba e acusou o DCE de ludibriar os alunos.
Na argumentação, ele afirma que o a diretoria do DCE passou a falsa ideia da iniciativa como uma vitória decorrente da greve estudantil. A publicação provocou discussão entre os alunos e o debate rendeu 306 comentários na postagem.

Roteiros


Linha B1  - Portão Principal de Ondina -> Ponto em frente ao Portão 1/PAF1 -> Ponto em frente ao Geociências/Residência Garibaldi -> Viaduto Campo Grande -> Belas Artes -> Reitoria -> Ponto de ônibus após creche -> Politécnica -> Arquitetura ->  Geociências -> Portão 1/PAF1/RU -> Portão Principal Ondina
Linha B2 - Portão Principal Ondina -> Ponto em frente ao Portão 1/PAF1 -> Famed/ICS -> Viaduto Campo Grande -> Geociências-> Portão 1/PAF1/RU -> Portão Principal Ondina
Linha B3 - Portão Principal de Ondina -> Ponto em frente ao Portão 1/PAF1 -> Ponto em frente ao Geociências/Residência Garibaldi -> Famed/ICS -> Viaduto Campo Grande -> Belas Artes -> Reitoria -> Ponto de ônibus após creche -> Politécnica -> São Lázaro-> Arquitetura ->  Geociências -> Portão 1/PAF1/RU -> Portão Principal Ondina
Atenção Para o estudante da Ufba ter acesso ao serviço, é necessário que ele tenha em mãos o comprovante de matrícula, além de documento de identificação com foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário