MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de dezembro de 2012

Especialista garante que tratamento para Aids está mais eficiente no AM


Doutora afirma que não há carência de medicamentos para tratamento.
Cerca de cinco mil pessoas fazem tratamento de AIDS no estado.

Mônica Dias Do G1 AM
HIV (Foto: CDC/BBC)Tratamento ao HIV é considerado eficiente no AM
(Foto: CDC/BBC)
O tratamento da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS ou HIV) está ficando cada vez mais eficiente e potente, segundo a médica Silvana Lima, coordenadora estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), AIDS e hepatites virais do Amazonas. De acordo com a especialista, não existe carência de remédios no Estado e, futuramente, os danos poderão ser tratados com apenas um comprimido.
Segundo a médica, há 30 anos, uma pessoa infectada precisava tomar, em média, 12 remédios diferentes por dia, que não controlavam os efeitos da doença com muita eficiência e tinham uma série de efeitos colaterais. Este ano, de acordo com ela, já é possível tratar um paciente com apenas três comprimidos diários, tendo mais qualidade no tratamento, maior potência e menos efeitos colaterais.
“Hoje em dia um paciente só morre de AIDS se quiser. O esquema de medicamento consegue controlar e reduzir ao máximo a multiplicação do vírus no organismo, melhorando a imunidade e o paciente passa a viver mais e viver melhor”, afirmou.
A coordenadora disse ainda que existem mais de 20 tipos de remédios que podem ser usados no tratamento para o vírus, como Zidovudina (AZT), Didanosina (DDI) e Lamividina (3TC), todos eles são encontrados no estado e são fornecidos diretamente pelo Ministério da Saúde. "A distribuição no Brasil inteiro é igual, é muito difícil ter carência desse tipo de medicação", afirmou.
De acordo com a especialista, atualmente, cinco mil pessoas fazem o tratamento da doença no Amazonas. “A maior concentração dos casos está nas pessoas com idades entre 20 e 45 anos. Não existe um tratamento específico, existem esquemas de remédios próprios para cada caso. Cada paciente é um tratamento”, explicou.
Futuro
Em entrevista ao G1, a médica informou que um novo remédio foi aprovado nos Estados Unidos este ano, a Stribild, da empresa Gilead Sciences. A pílula reúne quatro remédios capazes de combater o vírus da AIDS.
“Acredito que em dois anos esse remédio poderá ser comercializado no Brasil e vai deixar bem mais cômodo o tratamento contra a doença”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário