Loading...

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Criadores têm dificuldade em atender demanda por leitões em São Paulo


Alto custo da ração fez criadores diminuírem engorda de leitões no estado.
Festas de final de ano provocaram aumento da procura por suíno.

Do Globo Rural

O alto custo da ração fez muitos criadores diminuírem a engorda de leitões em São Paulo. Agora, com a proximidade das festas de final de ano e aumento da procura, está faltando animal para atender a demanda.
João Ferminiano cria leitões no sítio onde trabalha na zona rural de Bauru. Os maiores, com cerca de 60 dias e com peso na média de dez quilos, serão abatidos nas próximas semanas. Ele diz que a procura neste fim de ano foi grande. Ele vendeu o quilo limpo por R$ 13, com aumento de 30% do que o preço cobrado em 2011. Mesmo assim, o produtor não tem aceitado pedidos para as festas.
No sítio administrado por João Divino Viana foram vendidos 50 leitões para o Natal. Os pedidos foram feitas em outubro. O reprodutor da propriedade pesa 400 quilos. De acordo com João, muitos criadores de porcos desistiram da atividade por causa do aumento do preço do milho, um dos principais componentes da ração. Com menos animais para o abate, já está faltando leitão. Ele vendeu o quilo limpo por R$ 12. Hoje, não há nenhum animal no ponto de abate para o Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário