MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Criadas na Idade Média, feiras de Natal resistem ao tempo na Europa


Eventos ocorrem em países como Alemanha, Suíça, França, Itália e Áustria.
Barracas vendem enfeites artesanais, presentes e comidas típicas.

Do G1, em São Paulo

Realizadas há centenas de anos em várias cidades da Europa, as feiras de Natal resistem ao tempo e recebem turistas e moradores de todas as idades nesta época do ano.
Mercado de natal de Dresden (Foto: Robert Michale/AFP Photo/Germany Out)Mercado de Dresden, um dos mais tradicionias da Alemanha  (Foto: Robert Michale/AFP Photo/Germany Out)

Suíça, Inglaterra, França, Finlândia, República Tcheca, Itália e Áustria são alguns países que têm feiras desse tipo, mas é na Alemanha que eles são mais tradicionais.
As de Bautzen e Dresden, por exemplo, foram criados ainda na Idade Média, em 1384 e 1434, respectivamente. Só em Berlim há cerca de 60 opções diferentes, e em Munique há até uma voltada para o público GLS, o “Pink Christmas Market”.

Mercado de Rotes Rathaus em berlim (Foto: Johannes Eisele/AFP Photo)Mercado de Rotes Rathaus em Berlim
(Foto: Johannes Eisele/AFP Photo)
Essas feiras, que costumam ser inauguradas ainda em novembro e podem ir até janeiro, têm barracas que vendem de tudo: enfeites natalinos, artesanato, roupas, comidas e bebidas típicas são alguns exemplos. Algumas delas também oferecem apresentações de música e dança, e brinquedos como carrossel e roda-gigante.

“É uma experiência muito típica, porque são muito frequentadas pelo público local, não são tão voltadas para o turista. São pouco conhecidas pelos brasileiros“, diz Fabiano Camargo, diretor comercial da agência Canadá Turismo. Todo ano, a partir do fim de novembro, a agência inclui os mercados de Natal nos roteiros de clientes brasileiros que vão para a Europa.

A relações-públicas brasileira Flávia Margarido da Silva, de 33 anos, conheceu as feiras de Natal quando morava na Alemanha, entre 2001 e 2002. Já no Brasil, ela as visitou novamente ao menos duas vezes – em uma delas, fez um roteiro focado em conhecer mercados em cidades diferentes.

“São muito tradicionais, e vendem de tudo: enfeites, roupas de inverno, comida, bolos maravilhosos ”, conta ela, que aproveitou para trazer enfeites de Natal artesanais de palha e madeira. “São de muita qualidade”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário