MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 22 de dezembro de 2012

CHAMAR DE SAÍDA VOLUNTÁRIA SERIA PIADA?

Funai aponta saída voluntária em desocupação de terra indígena de MT

Agentes do Exército, PF e PRF fazem operação para retirar produtores.
Portaria do Incra cria assentamento para 300 unidades familiares.

Do G1 MT

Polícia já notificou maioria dos moradores do Posto da Mata (Foto: Aprosum)Polícia já notificou maioria dos moradores do Posto
da Mata (Foto: Aprosum)
A desocupação da área indígena Marãiwatsédé, no nordeste de Mato Grosso, vai completar duas semanas na próxima segunda-feira (24), e já chegou a 53 propriedades rurais, estando 30 desocupadas. Mesmo diante da resistência de grupos de moradores ao processo de desintrusão, a adesão voluntária tem aumentado. É o que apontou a Fundação Nacional do Índio (Funai), nesta sexta-feira (21).
Os trabalhos da força-tarefa, composta por servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Funai, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e Exército seguem sem interrupção durante todo o período das festas de final de ano. E nesta semana novos reforços chegaram à região para auxiliar na retirada dos moradores não índios.
Segundo a Funai, desde o início da operação, o Incra cadastrou 194 famílias para análise de perfil com vistas ao reassentamento em programas da reforma agrária. Já foram consideradas aptas 80 famílias, e as avaliações dos cadastros prosseguem, pontuou a Fundação.
Um projeto de assentamento criado em Alto Boa Vista, a 1.064 km de Cuiabá, denominado "PAC Vida Nova", será utilizado para realocar as famílias que atualmente residem no distrito de Posto da Mata. Deve beneficiar 300 ocupantes da localidade, segundo a Fundação.
Dom Pedro saiu de casa escoltado por agente da PF (Foto: Camila Nalevaiko)Dom Pedro saiu de casa escoltado por agente da
PF (Foto: Camila Nalevaiko)
Carta
Em carta datada de terça-feira (18), o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Leonardo Steiner, fala sobre a situação do Povo Xavante e de Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Felix do Araguaia que deixou a cidade após sofrer ameaças.
"A saída de Dom Pedro mostra mais uma vez que a violência não vem dos índios, como também não vem dos pequenos agricultores. A situação de conflito da terra Xavante não é de hoje. É uma longa história de êxodo e sofrimento de um povo. A terra indígena, após a retirada forçada dos Xavante nos anos 60, foi sendo dividida em grandes fazendas. Para assegurarem essas terras invadidas, incentivaram a vinda de famílias que adquiriram lotes na terra Xavante", consta na carta.
Ainda segundo a Funai, em toda a terra indígena foram notificadas 455 pessoas para deixar a área, por meio de mandados judiciais expedidos entre os dias 7 e 17 de novembro. O último prazo, de 30 dias, concedido pela Justiça Federal de Mato Grosso para que os produtores desocupassem o território encerrou na segunda-feira passada (17).
Desocupação
De acordo com o plano de desocupação, quatro seriam as áreas atingidas pela desocupação: as primeiras englobando as grandes fazendas, seguidas pelas médias, pequenas e, por fim, a comunidade de Posto da Mata, em Alto Boa Vista.
Esta semana, a Fundação Nacional do Índio afirmou terem sido identificadas 22 grandes propriedades, que juntas são detentoras de um terço das terras. A Funai atribui a elas o "rápido desmatamento da área".
"Em 1992, cerca de 66% (108.626 ha) da área total de Marãiwatsédé eram compostos de floresta e 11% (18.573 ha) de cerrado. Atualmente, esta é a terra indígena com maior área desmatada da Amazônia Legal, com 61,5% do território desmatados, convertidos, em sua maioria, para atividades de agricultura e pecuária", disse o balanço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário