MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Aumento no consumo de suínos alavanca os preços em MT


Custos de produção e momento do mercado motivam a alta.
Produtores ainda reclamam que está difícil equilibrar as contas.

Do Globo Rural

Na propriedade de Tarcísio Sachetti, em Itiquira, sul de Mato Grosso, mais de 2 mil hectares são destinados a 23 mil suínos aproximadamente.
Com a chegada do Natal, o momento é favorável. O quilo do animal vivo está custando R$ 3,12.
Em todo o estado, a criação de suínos chegou a 1,5 milhão de animais, segundo a Associação dos Criadores de Mato Grosso.
Agora no fim do ano, o desafio do produtor continua sendo o mesmo: minimizar as influências nos custos de produção e para isso, eles tiveram que criar estratégias.
Tarcísio, por exemplo, garantiu milho e soja na própria fazenda, mas para quem não tem área sobrando como ele, fica o conselho. “Tem que ter uma gestão financeira forte para conseguir se manter durante o ano inteiro e chegar nesta época com caixa suficiente para recuperar as perdas”, explica.
Em Rondonópolis, Divino Macedo cria aproximadamente 60 suínos na propriedade de 13 hectares. O modelo de produção é mais simples e ele comemora: praticamente toda a produção já está encomendada.
A engorda é feita com alimentos básicos, como arroz e feijão, o único jeito de garantir lucro. “Está sendo lucrativo, mas se fosse para comprar o milho, nós já tínhamos parado”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário