Consultoria de marcas divulgou levantamento nesta terça-feira (2).
Apple saltou do 8º lugar, em 2011, para a vice-liderança.
Na sequência, o setor de tecnologia domina o ranking, com Apple em segundo lugar, seguida de IBM, Google e Microsoft.
Marca |
Classificação em 2012 |
Classificação em 2011 | Setor | Valor de marca (em bilhões de US$) | Variação de valor de marca |
---|---|---|---|---|---|
Coca-Cola | 1º | 1º | Bebidas | 77,839 | 8% |
Apple | 2º | 8º | Tecnologia | 76,568 | 129% |
IBM | 3º | 2º | Serviços de negócios | 75,532 | 8% |
4º | 4º | Tecnologia | 69,726 | 26% | |
Microsoft | 5º | 3º | Tecnologia | 57,853 | -2% |
GE | 6º | 5º | Diversificado | 43,682 | 2% |
McDonald's | 7º | 6º | Restaurantes | 40,062 | 13% |
Intel | 8º | 7º | Tecnologia | 39,385 | 12% |
Samsung | 9º | 17º | Tecnologia | 32,893 | 40% |
Toyota | 10º | 11º | Automotivo | 30,280 | 9% |
O Google apresentou um aumento de 26% no valor da marca no ano passado, ultrapassando o valor de marca da rival Microsoft pela primeira vez na história do relatório da Interbrand.
O Facebook entrou no relatório pela primeira vez, figurando na 69ª posição e com um valor de marca de US$ 5,421 bilhões.
Quem também estreou no relatório anual de Melhores Marcas Globais da Interbrand foram a Pampers (34º lugar), Prada (84º), Kia (87º), Ralph Lauren (91º) e MasterCard (94º).
Marcas brasileirasNenhuma marca brasileira conseguiu alcançar o status de marca global com valor financeiro suficiente para entrar no rol das 100 melhores marcas internacionais no ano de 2012.
“À medida que a competição global aumenta e muitas vantagens competitivas, como a tecnologia, tornam-se menos duráveis, o valor da contribuição da marca para os acionistas vai continuar crescendo”, afirmou, em nota, Jez Frampton, Global CEO da Interbrand.
“As 100 melhores marcas do mundo estão na liderança porque ouvem os seus clientes, funcionários, e investidores do mesmo modo e proporcionam uma experiência de marca uniforme e holística através de uma gama de pontos de contato, em constante desenvolvimento.”
MetodologiaA metodologia da Interbrand analisa as muitas maneiras pelas quais uma marca atinge e beneficia uma organização, desde a influência sobre os resultados finais até a satisfação das expectativas dos clientes.
Para desenvolver seu relatório, a Interbrand examina o que considera os três aspectos chave que contribuem para o valor da marca, ou seja, o desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca; o papel que a marca desempenha ao influenciar a escolha do consumidor; e o poder que a marca possui para comandar um preço premium, ou garantir os lucros da companhia.
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