MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Transporte irregular altera amostras de sangue, diz especialista no ES


Motoboys denunciaram o transporte irregular em Cariacica.
Amostras eram transportadas em baús sem proteção.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

Após uma denúncia feita pelo Sindicato dos Motociclistas Profissionais do Espírito Santo, sobre o transporte irregular de amostras de sangue na região Metropolitana, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) confirmou que o deslocamento em condições inadequadas pode alterar resultados de exames. No flagrante, motoboys mostraram o material biológico sendo carregado nos baús das motocicletas, sem proteção ou higiene.
De acordo com o delegado da SBAC, Jorge Luiz Joaquim Terrão, o transporte deve durar no máximo oito horas. "O transporte é parte fundamental. É onde, estatisticamente, ocorrem 70% dos erros que podem aparecer em laboratório. Dessa forma, a gente verifica que a importância da forma do transporte é fundamental. Tem que seguir todas as normas. O material deve ser colocado em uma bolsa térmica com temperatura que varia de 2ºC a 24ºC", falou.
Terrão destacou ainda que o principal responsável pelo transporte é o laboratório de análises. "A responsabilidade cabe ao laboratório, mas ela é compartilhada com a empresa que presta serviços. O laboratório tem a obrigação de treinar os profissionais que fazem o transporte", esclareceu.
A gerente da Vigilância Sanitária de Vitória, Arline Zardo, destacou os riscos oferecidos pelo transporte inadequado. "Quando falamos de amostras biológicas, falamos de situações que podem causar infecções tanto para o motoboy que faz esse transporte, quanto para a população. Se acontecer um acidente, outras pessoas também poderão ser contaminadas", falou.

Inspeção
Segundo a SBAC, a inspeção dos laboratórios é de responsabilidade das Vigilâncias Sanitárias municipais, que emitem a licença de funcionamento dos laboratórios e fiscalizam o transporte do material. O não cumprimento às normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pode ocasionar a cassação da licença ou a interdição do estabelecimento.
Entenda o caso
O Sindicato dos Motociclistas Profissionais do Espírito Santo denunciou o transporte irregular de amostras de sangue, durante um protesto feito na manhã de quarta-feira (13), em Campo Grande, Cariacica, na Grande Vitória.
De acordo com o presidente do sindicato, Alexandro Martins Costa, o material é transportado nos baús. "Nós carregamos amostras de sangue. Os baús ficam imundos, não são preparados para isso. Isso tem que ser transportado com refrigeração, com bolsas de gelo e tudo mais", falou.
A coordenadora da Vigilância Sanitária de Cariacica, Flávia Riegert, informou que não há normas específicas para o transporte de produtos biológicos, mas uma consulta pública aberta na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamenta o serviço.
Amostras de sangue são transportadas irregularmente, segundo Sindicato dos Motociclistas Profissionais do ES. (Foto: Reprodução / TV Gazeta)Amostras de sangue são transportadas irregularmente, segundo Sindicato dos Motociclistas Profissionais do ES. (Foto: Reprodução / TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário