MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Especialistas alertam para poluição de rios na Grande Vitória


Abastecimento de água aumentou no estado, mas rios estão poluídos.
Rio Jucu é impróprio para banho e consumo de peixes, diz pesquisador.

Leandro Nossa e Tatiane Braga Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

Praticamente toda a população capixaba é abastecida com água potável em suas residências. De acordo com dados da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), 98% das casas do Espírito Santo são atendidas com água própria para o uso, enquanto há 20 anos, 88% dos domicílios eram atendidos. Apesar da cobertura quase que total, especialistas alertam para a má qualidade dos rios. Segundo o pesquisador Petrus Lopes, do Instituto Jacarenema, o nível de poluição do Rio Jucu, em Vila Velha, na Grande Vitória, que abastece metade da população capixaba, está muito alto.
"O Rio Jucu é impróprio para banho e o pescado é impróprio para consumo , e isso é decorrente do esgoto lançado pela Grande Vitória nesse rio. Nossos estudos mostram que de 70 a 80% do esgoto da região Metropolitana vai para o rio, o que contribui para a qualidade ruim da água. Claro que com o tratamento, ela chega potável a maioria das casas, mas em lugares sem rede de esgoto, principalmente comunidades mais pobres, a situação fica complicada", disse o pesquisador. A Cesan informou que, em 2012, 44% da população tem serviço de esgoto.
De acordo com a Cesan, mais de 2 milhões de capixabas recebem atendimento de rede de esgoto e água em seus domicílios. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), 83% dos moradores do Espírito Santo recebem abastecimento de água.
Poluição nos rios do ES (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Poluição nos rios do ES (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Segundo o pesquisador, apesar do grande alcance da rede de tratamento, a solução era conscientizar moradores para evitar a poluição. "Algumas pessoas não têm condições financeiras também para ligar a casa à rede de esgoto. É preciso conscientização e aumento do desenvolvimento humano da população para isso ser sanado", explica.
O Rio Bubu, em Cariacica, na Grande vitória, também passa por problemas de poluição. "As vezes chove e alaga de tanto lixo que tem", conta o morador Alexandre de Jesus. O engenheiro de recursos hídricos Antônio Sérgio relata que quanto maior a poluição, mais caro é o tratamento da água. "Muitas vezes está chovendo, mas está faltando água nas casas, isso se deve a grande quantidade de terra na água, e com tanta terra o tratamento fica mais caro", relata Lopes.
Mares
Além dos rios, a água salgada também requer atenção para ser preservada na bacia do Espírito Santo. O biólogo Rodrigo Os auxilia nas análises da balneabilidade das praias de Vitória e diz que atualmente a qualidade da água é positiva. "Sempre tem como melhorar, a evolução do tratamento da água eleva a qualidade para impedir que o esgoto chegue ao mar. Dentro de Vitória as praias estão bem próprias para o banho, com apenas poucos pontos indevidos, que tendem a melhorar", conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário