MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Casa do Índio, em Porto Velho, deve ser desocupada, determina Funai


Índios Karitiana e Karipuna denunciam precariedade.
Corte de água e quartos sem ventilação são os principais problemas.

Do G1 RO
Índios Karitiana e Karipuna denunciam precariedade na Casa do Índio, em Porto Velho. A Fundação Nacional do Índio (Funai) determinou que o prédio fosse desocupado para reformas, mas os indígenas alegam falta de condições para voltar para a aldeia de origem.
A Casa do Índio, que abriga provisoriamente as famílias indígenas na capital, está em péssimas condições. A situação se agravou na última quarta-feira (30) com o corte no fornecimento de água. Em quartos pequenos e sem ventilação abrigam famílias inteiras e, muitas, preparam a comida dentro do próprio quarto.
Maria Vilani disse que se sente revoltada com a determinação de deixar o alojamento junto com a família. O filho da indígena cursa informática no Instituto Federal de Rondônia (Ifro), em Porto Velho, com previsão de conclusão em quatro meses. "Não tenho condições de pagar aluguel para que meu filho termine o curso", alegou.
Vivendo em condições inóspitas, várias famílias que se alojam em pequenos quartos na Casa do índio, denunciam que estão sendo vítimas de despejo.
O local deve ser desocupado para que dê início na reforma de toda a estrutura física. A reestruturação deve ser realizada com recurso da compensação da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário