Nos
últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres
ocupando cargos de liderança em diversas áreas. Desde a política até o
mundo dos negócios, as mulheres têm demonstrado sua capacidade de
liderança e tomada de decisão, e estão se tornando cada vez mais
visíveis e influentes em suas áreas de atuação.
Embora
ainda haja desafios e barreiras a serem superados, a presença de
mulheres em cargos de liderança é um sinal positivo de progresso e de
que a sociedade está caminhando em direção à igualdade de gênero. Além
disso, estudos têm mostrado que a diversidade de gênero na liderança de
uma empresa ou organização pode trazer benefícios significativos, como
aumento da inovação e da criatividade, melhorias na tomada de decisões e
maior engajamento e satisfação dos funcionários.
Nos mês dedicado às mulheres, a TRIWI (www.triwi.com.br); agência especializada em negócios B2B, apresenta uma pesquisa exclusiva sobre o “Protagonismo das mulheres nas empresas”, realizada entre os dias 02 a 22 de fevereiro de 2023 onde foram entrevistadas 10.000,00 empresas em todo o Brasil.
Com
o intuito de compreender a representatividade das mulheres e das mães
no meio corporativo. Questionamos sobre a existência de mulheres
negras em cargos de chefia, assim como mulheres com deficiência.
Levantamos dados sobre o grau de instrução, além do espaço para mães no
quadro de funcionários, entre outras.
Dados
apurados mostram que as mulheres, mesmo com um avanço em relação a
pesquisa no mesmo período, no passado, estão em desvantagem no mercado
de trabalho.
A
pesquisa abordou todo o Brasil, sendo: 59,4% das empresas entrevistadas
do Sudeste, 18,3% do Sul, 5,6% do Centro Oeste, 8% do Norte e 15,7% do
Nordeste.
Quanto
ao segmento das empresas, 42,2% são do setor de Serviço, 33.9%
Indústria, 10,4% Comércio, 5,3% do setor de Agronegócio e 8,2% de
Tecnologia.
O
percentual de mulheres nas empresas ainda é baixo, em pesquisa
realizada em 2022, as empresas contavam com 18% das mulheres ocupando
mais de 50% dos cargos nas empresas. Em 2022 esse número subiu para
26%.
Outro
dado revela o fato das mulheres ocuparem mais cargos operacionais do
que cargos que envolvam liderança, mesmo com nível de escolaridade
superior aos homens . A pesquisa aponta que 38% das empresas contam com
até 10% dos cargos de liderança ocupados por mulheres e 23% não contam
com nenhuma mulher na gestão. A maioria das empresas entrevistadas não
contam com a maioria das mulheres em cargos de gestão.
Este
dado comprova a realidade do mercado de trabalho e a necessidade das
empresas em ter políticas mais eficazes quanto ao protagonismo das
mulheres.
Desigualdade salarial
Sobre
mães no mercado de trabalho, a pesquisa indica que 65% das empresas
possuem até 26% do quadro de funcionários mulheres mães.
A
pesquisa ainda confirmou que 56% das empresas entrevistadas as mulheres
ganham menos que os homens. Apenas em 8% das empresas as mulheres
ganham mais que os homens e em 37% das empresas as mulheres ganham igual
aos homens.
A
entrevista abordou empresas de todos os portes, 17% até nove
funcionários, 19% das empresas entrevistadas contam com 10 a 49
funcionários, 23% entre 50 a 99 funcionários e 40% acima de 100
colaboradores. Entre a faixa etária, a maior fatia ficou com 72% de
mulheres com até 40 anos de idade.
Dados
como estes revelam que a presença de mulheres em cargos de liderança é
um passo importante para alcançar a igualdade de gênero e trazer
benefícios significativos para as empresas e organizações. No entanto,
ainda há muito trabalho a ser feito para superar as barreiras e promover
a diversidade de gênero na liderança.
Sobre a TRIWI
A
TRIWI é uma agência de Marketing Digital e Assessoria de Imprensa
especializada em B2B. Com atuação focada em Agronegócio, Indústria e
Tecnologia.
Fundada
em 2018, a TRIWI iniciou as atividades para atender uma demanda do
mercado, com soluções práticas, individualizadas e personalizadas,
visando atender as reais necessidades de seus clientes, com planejamento
estratégico, geração de negócios e auxílio das inovações digitais.
Seus
parceiros estão entre as marcas mais consolidadas do mercado nacional e
internacional, que buscam se posicionar de forma clara e evolutiva no
mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário