Desafio lançado pela Embratur em parceria com a ACATE divulgou a lista das 10 startups selecionadas para próxima etapa
Soluções tecnológicas para melhorar o transporte de pets em voos, informações em tempo real nos aeroportos, estimular a visita aos destinos locais dentro do Brasil e automatizar processos no manuseio de bagagens dos passageiros. Estes são alguns dos 17 desafios propostos no “Brazilian Welcome Challenge”, iniciativa da Embratur que está selecionando startups por meio da plataforma do LinkLab, da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).
Na primeira etapa de seleção, 10 startups de seis estados do Brasil foram selecionadas entre 56 propostas e vão seguir no desafio, que tem pela frente o pitch day marcado para 8 de agosto, quando as participantes poderão apresentar e defender suas propostas para uma comissão de seleção. Duas empresas vão ser escolhidas para receber R$ 50 mil cada com o objetivo de executar uma prova de testes.
As startups selecionadas foram: Atena ESG (SP), Audima (RJ), Autaza (SC), Blumaps (SC), Filazero (SE), Macnica DHW (SC), Mover Tech Ltda (RS), Opensenses (SP), Peoplexperience (SP) e Strelo Aeroportos (BA). Os seis critérios avaliados para a escolha das startups consideraram o modelo de negócio; a escalabilidade, que analisa o potencial de crescimento, ampliação e escala do negócio; a equipe; a aderência da proposta; a relevância do projeto para a transformação digital do setor de turismo; e o impacto sócio/ambiental potencial.
Silvio
Kotujansky, diretor de Inovação e Novos Negócios da ACATE, explica que a
seleção das startups começou com a aplicação da metodologia do LinkLab
com base nos critérios definidos pela Embratur e, na sequência, a equipe
realizou uma curadoria dos projetos para apresentar uma lista de opções
a comissão de seleção, que teve o apoio da ACATE na hora de selecionar
as 10 propostas.
“É
um projeto muito importante para melhorar a experiência dos passageiros
nos aeroportos brasileiros e, agora, vai ser feita a seleção efetiva
das soluções que geram mais impacto. É um projeto que desde o início
fluiu de uma forma muito boa entre toda a nossa equipe da ACATE e
LinkLab com a Embratur, estamos muito felizes com o resultado”, completa
Kotujansky.
O
presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou o empenho das
startups em apresentar soluções inovadoras para tornar a experiência do
turista a melhor possível:
“Quando o estrangeiro chega ao Brasil, ele quer ser feliz, viver experiências incríveis. E isso deve começar já em nossas portas de entrada: os aeroportos. A primeira impressão fica, e esse turista que sair com uma boa experiência do aeroporto tem uma disposição maior para visitar mais atrativos e voltar para casa falando sobre o diferencial da hospitalidade brasileira”.
O LinkLab
O LinkLab é o programa de inovação aberta da ACATE, onde corporates e startups convivem em um ambiente inspirador e dinâmico, que estimula trocas e novas conexões.O programa busca fortalecer e unir o ecossistema da tecnologia catarinense e de outros estados, com mais de 450 projetos já realizados, e serve como um hub entre as necessidades das empresas ou entidades e as startups em busca de aplicações para suas soluções inovadoras.
Grandes empresas nacionais e multinacionais já fizeram parte da iniciativa, como WEG, AMBEV, Whirlpool, Schulz, Fiocruz, Governo do Estado de Santa Catarina, entre outras.
Sobre a ACATE
A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) representa os interesses do setor tecnológico catarinense desde 1986. A missão da entidade é apoiar o ecossistema local de ponta a ponta, das startups às empresas de grande porte, gerando conexões que fortalecem o setor de tecnologia no estado. Para reforçar o ecossistema de inovação catarinense, a Associação é gestora de iniciativas como a incubadora MIDITEC, o laboratório de inovação aberta LinkLab e as Verticais de Negócios. Reunindo mais de 1.800 associados em 8 polos de inovação e tecnologia de Santa Catarina, possui Centros de Inovação na Grande Florianópolis e em Chapecó, além de presença em outras regiões do país e do mundo. Com um hub no Canadá, a entidade também é promotora de oportunidades de conexão e negócios para empresas que desejam iniciar sua jornada de internacionalização de maneira facilitada.
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