A
abertura dos jogos olímpicos acontece nesta sexta-feira (26). Com sede
em Paris (França), o evento renova o compromisso da sociedade com
valores fundamentais que transcendem fronteiras e unem culturas. O
esporte, neste contexto, não é apenas uma competição de habilidades
físicas, mas uma plataforma para inspirar e promover mudanças
significativas nas escolas.
Um
dos seus principais benefícios é a socialização proporcionada. Seja em
função do encontro com pessoas de diferentes culturas, seja no
aprendizado de suas regras, tão importantes por facilitar a convivência
social. O esporte pode tornar os ambientes mais diversos e inclusivos
pela grande variedade de experiências que podem ser oferecidas aos
estudantes.
“Mais
do que aperfeiçoar talentos, os educadores devem ser capazes de
oferecer possibilidades, caminhos e ritmos diferentes, de acordo com as
características de cada grupo ou indivíduo. As atividades esportivas
marcam as vidas de crianças e jovens pela liberdade de movimentos
possíveis que o corpo pode aprender nos momentos de lazer e recreação.
Ao invés de competir, os estudantes devem ser estimulados a conhecerem
os fundamentos e movimentos de cada esporte, importantes para o
desenvolvimento cognitivo”, comenta Luiz Claudio de Araujo Pinho, autor
de sociologia e professor da Rede Pitágoras.
Como os professores podem abordar esse tema na sala de aula?
Os
Jogos Olímpicos de Paris 2024 prometem ser um evento internacional sem
precedentes. A abertura será feita fora do estádio, na cidade, à beira
do rio Sena. Além disso, serão os primeiros jogos com isonomia entre
homens e mulheres.
O
professor da Rede Pitágoras comenta que, aspectos simples como a
matemática dos jogos podem despertar ótimas reflexões. “Cada modalidade
valoriza medidas e corpos diferentes. Força e resistência em algumas.
Velocidade e precisão em outras. Os movimentos dos atletas, dos
aparelhos e das bolas podem ser analisados pela ótica da Física, assim
como a bioquímica do corpo dos atletas pode ser comparado ao de uma
pessoa que não pratica atividades físicas, favorecendo o papel dos
professores de ciências”, afirma.
Ele
destaca que a presença de tantas pessoas de culturas e origens diversas
é um “prato cheio” para pensar sobre política e sociedade, ajudando as
aulas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia. “Os professores
devem organizar seus materiais para favorecer a aprendizagem de
habilidades de acordo com a etapa do desenvolvimento de cada ano ou
série. O ponto de partida pode ser uma reportagem, uma imagem. Comparar
imagens dos jogos com imagens do passado também pode render boas
discussões”, comenta Pinho.
Que estratégias podem ser adotadas para integrar essa abordagem no currículo escolar?
Organizar
jogos escolares reproduzindo regras dos jogos olímpicos, fazer
intercâmbios com outras escolas de dentro ou fora da região da
comunidade, convidar atletas e valorizar a prática esportiva são algumas
das propostas que funcionam e promovem inclusão e diversidade no espaço
escolar.
Rede Pitágoras:
O Sistema de Ensino conta com uma metodologia própria e usa tecnologias
que potencializam os processos educacionais. Com mais de 57 anos de
tradição, está presente em mais de 400 escolas, beneficiando mais de 120
mil alunos, abarcando desde o desenvolvimento de alunos da Educação
Infantil ao Ensino Médio até o desenvolvimento de educadores e
lideranças educacionais. O Sistema faz parte da Somos Educação e
recentemente renovou sua identidade visual e incorporou mudanças
pedagógicas que acompanham os novos tempos.
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