Durante
o período de carnaval, além de muita folia, os riscos e fraudes também
se intensificam. Para evitar incidentes e mitigar as suas consequências,
o especialista em combate a fraudes e sócio do Peck Advogados, Henrique
Rocha, dá algumas dicas para pessoas e empresas curtirem o feriado com
alegria e segurança digital. São elas: Para pessoas: - Medidas Preventivas:
- Tenha anotado em local seguro e de fácil acesso o IMEI do seu aparelho (*#06# no telefone);
- Insira senha no chip da operadora;
- Não salve senhas em bloco de notas;
- Não salve contatos com identificação familiar;
- Desative o pagamento via aproximação nos cartões;
- Mantenha um aparelho para pagamentos/investimentos em caso. Se possível, desinstale o app de bancos que não usará;
- Se for para bloquinho, evite o uso de celular;
- Use software de apagamento remoto de dados, assim você pode resetar seu aparelho à distância;
- Use um software para gerar senhas;
- Tenha um antivírus atualizado em seu aparelho;
- Cuidado ao realizar pagamentos com cartão. Tenha seu cartão sempre em suas mãos;
- Confira o valor dos pagamentos que irá realizar;
- Estabeleça previamente um ponto de encontro em caso de necessidade;
- Medidas Responsivas:
- Registre o Boletim de Ocorrência, em caso de furto/roubo;
- Comunique imediatamente bancos e financeiras, no caso de roubo/furto, anotando o protocolo de atendimento;
- Acione operadora e fabricante de aparelho no caso de roubo/furto;
- Apague os dados de seu aparelho remotamente caso haja extravio, furto ou roubo;
- Troque suas senhas imediatamente após suspeita de uso irregular;
Para empresas: - Medidas Preventivas:
- Conte com um DPO 24x7 para curtir o descanso com segurança;
- Mantenha atualizado o plano de resposta a incidentes;
- Realize simulações de crise para estar preparado;
- Certifique-se que os protocolos de SI estejam implementados e operantes;
- Atualize softwares e implemente patches necessários;
- Medidas Responsivas:
- Acione parceiros aptos a ajudar no momento de crise;
- Execute o plano de resposta a incidentes;
- Estabeleça um comunicado assertivo para agentes envolvidos em eventual crise;
- Documente as etapas realizados e a realizar;
- Acompanhe até o final o atendimento do incidente, registrando as lições aprendidas.
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