MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Cinco dicas para um Carnaval mais consciente

 


Todos os direitos reservados

Empresa 2020

Endereço

Rua das oliveiras, 222 - 7º andar - São Paulo - SP

CEP: 12345-000

Não deseja mais receber nossos e-mails?

Você pode descadastrar seu e-mail


Há exatamente 20 anos, o Carnaval de São Paulo realizava, pela primeira vez, uma ação de reciclagem nos desfiles. Em 2003, a Prefeitura, em parceria com o sambódromo do Anhembi, instalou contêineres para a entrega voluntária de resíduos recicláveis (latas, papel, plásticos etc.) nos principais pontos do evento.

De lá para cá muito tem sido realizado por órgãos governamentais, empresas, associações e ONGs com o objetivo de ampliar a coleta seletiva no período de folia e aumentar a conscientização da população.

Dados da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) mostram que no Carnaval de 2020, por exemplo, foram instalados na cidade de São Paulo 247 Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) de resíduos recicláveis. Além disso, a autarquia enviou 100% dos resíduos coletados durante a varrição das ruas e do sambódromo para Centrais Mecanizadas de Triagem que têm a capacidade de selecionar mais de 250 toneladas de materiais recicláveis por dia.

Mas de acordo com Mariana Cardoso, do Movimento Plástico Transforma, a contribuição da população é fundamental para que esse processo de coleta seletiva seja o mais efetivo possível. “Infelizmente é cena comum do Carnaval vermos as ruas cheias de lixo, os foliões acabam descartando seus resíduos fora dos pontos de coleta”, afirma.

Abaixo o Movimento Plástico Transforma selecionou algumas dicas para curtir o carnaval de forma mais consciente:

1 - Leve uma sacola ou mochila para guardar seus resíduos

A garrafa de água precisa ser sua companhia inseparável do início ao fim da curtição. As garrafas vazias podem ser colocadas na mochila até que você encontre um ponto para descarte de resíduo reciclável. O mesmo pode ser feito com latas e outros tipos de materiais.

2 – Reutilize seus acessórios de folia

Reutilizar bandanas, tiaras, óculos e camisetas que você já tem em casa é uma forma sustentável de curtir o Carnaval. Isso evita que a cada ano se gere mais e mais resíduos.

3 - Respeite o trabalho dos profissionais de limpeza e catadores

Entre a multidão dos blocos e desfiles estão os profissionais de coleta de resíduos. Mas não é porque eles estão por perto que você pode jogar itens no chão. Seja gentil e descarte corretamente para colaborar com esses profissionais tão valiosos para a sociedade.

4 – Mire a lixeira corretamente

Infelizmente, algumas pessoas descartam o resíduo e o deixam cair fora da lixeira não se preocupando em recolher e colocar dentro do recipiente corretamente. O resíduo, quando jogado no chão, pode acabar dentro de bueiros e causar entupimentos, alagamentos entre outros transtornos.

5 – Prefira o transporte público

No Carnaval são milhares de foliões se deslocando ao mesmo tempo. Ao optar por transporte público você contribui para que a emissão de poluentes seja a menor possível neste período, além de evitar maiores transtornos.

Com essas dicas é possível curtir o Carnaval com alegria e de forma consciente. Lembre-se sempre que o resíduo que você gera é responsabilidade sua. Então esteja atento às formas de descarte e aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário