O mercado de automóveis na China tem uma dinâmica diferente do restante do planeta. Por lá, há nichos que não se aplicam a outros mercados. Geralmente são modelos intermediários, que se posicionam entre dois segmentos, como sedãs médios alongados.
No entanto, não é raro que carros apresentados para o mercado mandarim ganhem o restante do mundo. E é mais ou menos nesse filão que surge o Volkswagen ID. Aero.
O ID. Aero é mais um integrante da família de elétricos da VW. Hoje, a marca já conta com cinco modelos: um hatch, um monovolume e três SUVs. Faltava ainda um sedã, ou cupê quatro portas.
Na gama do Grupo Volkswagen já figuram cupês na prateleira, como o Audi RS e-tron GT e o Porsche Taycan. E como tudo lá é compartilhado, o ID. Aero surge como o representante três volumes para bolsos não tão polpudos.
620 km
A Volks não dá informações sobre o conjunto propulsor do ID. Aero. A única informação é que ele conta com baterias de íon de lítio de 77 kWh, com conteúdo líquido, capazes de rodar até 620 km.
Ainda conceitual, o modelo já é praticamente o carro final. Até os retrovisores já são definitivos. As maçanetas embutidas podem dar lugar a puxadores convencionais.
“Com o show car ID. Aero, estamos revelando uma prévia do próximo membro da família ID. Um carro com um design emocional e ao mesmo tempo extremamente aerodinâmico, uma autonomia de mais de 600 quilômetros, uma quantidade extraordinária de espaço e um interior premium. Seguindo o ID.4, este modelo será o nosso próximo carro global para a Europa, China e EUA”, afirma o CEO da Volkswagen Passenger Cars, Ralf Brandstätter.
O carro tem desenho limpo e segue o conceito de design da linha ID, sem excesso de recortes e vincos. Visto de perfil, o cupê quatro portas impressiona pelas rodas aro 22, a linha de cintura elevada e pela cadência da última coluna.
Na traseira, as lanternas inteiriças remetem a modelos como o Nivus. A tampa do porta-malas integrada ao para-brisa traseiro deixa claro que se trata de um cupê e não sedã, uma vez que o bagageiro não é destacado.
E o Brasil? Por aqui, a filial da VW vem rebolando para tentar trazer o ID.3. Mas ainda está na fila de pedidos. Uma hora chega.
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