MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de julho de 2022

O que falta a Ciro Gomes para sair da areia movediça onde as pesquisas o atiraram

 


Candidato à Presidência, Ciro Gomes discursa em em convenção do PDT no Rio de Janeiro

Ciro Gomes discursa na convenção do PDT realizada no Rio

Duarte Bertolini

O Brasil é realmente um pais em que tudo está de cabeça baixo ou diferente do resto do mundo. Sempre ouvi dizer que a velhice nos torna mais sábios. Menos no Brasil ou pelo menos para mim. Quanto mais velho, menos entendo do mundo e das ações que os atores executam no meio político do Brasil

Na última sexta-feira, li um texto de um cientista político que eu não conhecia, mas, para assinar artigos semanalmente no Estadão, deve ser minimamente reconhecido em seu meio.

PONTO IMPORTANTE – O artigo aborda um ponto importante, especulando sobre o que o candidato Ciro Gomes, do PDT, precisa fazer para sair da areia movediça em que as pesquisas dizem que ele se encontra.

Tudo bem, uma análise boa, até que o analista diz que “Ciro deve buscar eleitores na esquerda, pois o centro, a centro-direita e a direita estão tomados pelo monarca Bolsonaro “.

Mas como, cara pálida? Então, não existe mais uma ala de centro que seja entendida como distante e equilibrada entre as duas pontas da polarização? Quer dizer que Ciro deve brigar pela esquerda para evitar que Lula vença (hipoteticamente) no primeiro turno?

É PRECISO REFLETIR – Por óbvio, se deduz que Bolsonaro seria tudo: é de extrema-direita (quer a ditadura); também de centro-direita (admite a contragosto ficar mais quatro anos sem auxílio da força); e de centro (pois Ciro Gomes não tem habilitação para ocupar este palco).

É claro que essa premissa é falsa. Os eleitores que o candidato do PDT deve buscar são aqueles que já votaram nele, assim como todos aqueles que se desencantaram de vez com Lula.

É claro que tem de atrair também aqueles que não são petistas, votaram em Bolsonaro e se arrependeram da tragédia que ajudaram a eleger.

SEMPRE NO ATAQUE – Ciro deve atacar Lula? Claro que sim. E todos os que podem votar nele certamente esperam que ele demonstre que Lula não é semideus, pois tem algumas qualidades, mas exibe muitos defeitos e esta é uma excelente oportunidade para discutir o impacto deles no futuro nosso e de nosso pais.

Ciro deve atacar Bolsonaro? É evidente que isso é absolutamente necessário. À exceção do gado fanatizado, que não vê defeitos em Bolsonaro, temos um governo que, todos percebem, é no mínimo confuso, caótico, sem programa, sem ética, sem comando, sem futuro. E Ciro, sabidamente um homem preparado, não deve atacá-lo?

Ora, façam-me um favor… Estou chegando à terceira idade. E mesmo sendo considerado velho, prefiro ser chamado de ultrapassado e senil do que aceitar que me façam de idiota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário