MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Eletrônica: Saiba qual a função das famosas ‘Placas Arduino’

 


As placas arduino têm se tornado muito populares, principalmente por sua capacidade de criar ferramentas de automação funcionais e por ser uma tecnologia de código aberto, que permite o acesso e modificações por qualquer usuário.

O arduino nada mais é do que uma plataforma para criar protótipos eletrônicos, e é composto por uma placa que pode ser expandida e utilizada para adicionar inteligência em outros itens, ajudando até mesmo a criar uma forma de controle remotamente.

A tecnologia conta também com uma IDE (Integrated Development Environment) para que o usuário possa desenvolver softwares e inseri-los na placa, estruturando as atividades que deseja programar com o arduino.

Teve sua origem em 2005, na Itália, onde pesquisadores estavam procurando uma solução para pessoas interessadas em tecnologia que desejavam criar soluções para manutenção em condomínios, mas não tinham os recursos necessários para fazer os protótipos de alto custo.

Como resposta, as placas arduino acabaram se tornando extremamente acessíveis, popularizando-se e criando imediatamente uma comunidade de desenvolvedores ávidos por testar e transformar suas ideias em práticas.

Essa comunidade continua em constante atividade, criando novas experiências e compartilhando através de fóruns e outros ambientes digitais, permitindo que novos usuários testem as tecnologias criadas anteriormente para se inspirarem.

O arduino pode ser usado para uma série de finalidades, como:

  • Sistemas de alarme;

  • Controle de acesso;

  • Ligar e desligar lâmpadas;

  • Robôs autônomos.

Essas diferentes finalidades permitem que a comunidade desenvolva uma série de aplicações diferentes, que podem acabar aumentando muito a funcionalidade da ferramenta e permitem a criação de uma série de novos elementos para trabalhar com porta paletes.

Entretanto, para conseguir utilizar corretamente as placas arduino, é preciso entender os diferentes modelos, suas potencialidades e limitações, para que sua produção vá de encontro ao que você está tentando criar.

Para isso é importante conhecer um pouco mais de cada uma das principais placas arduino disponíveis no mercado e como elas podem ser encontradas.

Tipos de placa arduino

Agora que você conhece um pouco mais sobre a tecnologia arduino e suas possibilidades, é importante pensar em como você utilizará essa ferramenta da melhor maneira possível, e o primeiro passo para isso é descobrir a melhor placa para você.

As placas arduino existem em diversos modelos diferentes, que impactam tanto a quantidade de processos que podem ser realizados quanto o nível de conhecimento do programador que a está utilizando para criar soluções de brasagem de metal duro.

Por isso, é importante que você entenda essas diferenças e saiba escolher a melhor placa arduino para suas necessidades, trabalhando diretamente com esses elementos e adaptando-os à sua realidade para uma otimização desse tipo de recurso.

Por todos estes elementos, é importante entender que, ainda que dois programadores estejam buscando um mesmo tipo de solução, é possível que eles tomem caminhos completamente diferentes ao utilizar as placas arduino.

Isso faz com que a identificação da placa mais indicada em cada situação seja ainda mais importante.

Evite se limitar a questões de desempenho da ferramenta quando está tentando criar alguma inovação que pode ser muito importante para seu nicho de conexões para mangueiras hidráulicas.

Arduino Uno

O Arduino Uno é uma placa para iniciantes e é a melhor opção de custo-benefício para quem deseja iniciar o aprendizado de programação e projetos de eletrônica. Essa é uma placa potente e que é utilizada no mundo todo.

Além disso, ela possui uma extensa documentação que permite aos programadores testarem uma série de recursos antes de iniciarem a experimentação, possibilitando um entendimento muito melhor desse tipo de ferramenta quando você estiver trabalhando com o arduino.

Essa placa se difere das demais por possuir uma série de entradas de interação com computadores, que podem ser utilizados via cabo USB ou chips conversores, diferente dos modelos com dimensões reduzidas.

O Arduino Uno possui uma versão original,de origem italiana, e uma versão compatível, que possui algumas adaptações para computadores de outros locais.

Essa é uma excelente opção para quem deseja iniciar imediatamente na produção de material em uma elaboração de projeto de cabine primária.

Arduino Leonardo

Outra placa interessante para iniciantes, um dos principais diferenciais do Arduino Leonardo é a comunicação com o computador. Nessa placa, ela é feita sem intermédio de outros chips e processadores, tornando a conexão mais simples.

É preciso ajustá-la ao computador, uma vez que em muitos casos ela acaba sendo reconhecida como mouse ou teclado por computadores com drivers nativos. Você deve alterá-lo para uma Porta COM, onde pode trabalhar com a tecnologia.

O Arduino Leonardo tem o mesmo padrão do uno, o que faz com que algumas de suas funcionalidades sejam similares. Além disso, esse modelo também possui duas versões, a compatível e a original italiana, ideal para a sua empresa de outorga de uso de água subterrânea.

Arduino Micro e Arduino Nano

Esses modelos de arduino são desenvolvidos com a ideia de reduzirem o espaço da placa, permitindo que você utilize-a de forma mais maleável. É ideal para inserir em objetos menores nos quais você deseja fazer alguma atividade.

Apesar de terem o tamanho reduzido, tratam-se de placas completas, que permitem funcionalidades muito semelhantes às placas maiores.

Muda apenas alguns elementos, como fonte de alimentação e o tipo de conector para ligar a um computador de uma administração de obras residenciais.

Essas ferramentas ajudam desenvolvedores a testarem seus protótipos em tamanho reduzido, eliminando a necessidade de placas complexas para gerar esse tipo de ação.

Componentes de uma placa arduino

Agora que você entende um pouco melhor as placas arduino e conhece alguns de seus principais modelos, é importante identificar como esse tipo de tecnologia funciona, gerando assim uma estrutura de qualidade para suas tentativas de programação.

Independente do tamanho, todas as placas precisam destes componentes para serem utilizadas, além de uma conexão para utilizar o software adequado para a programação de soluções em um projeto de fundação preço.

Fonte de alimentação

A fonte de alimentação de uma placa arduino é o que a conecta à energia e possibilita que você teste seus protótipos. Embora algumas placas contem com fonte de alimentação externa, a maioria acaba sendo conectada diretamente ao computador por cabos USB.

No caso de conexão direta com a energia, você deve tomar cuidado com a fonte que será utilizada, identificando se a voltagem dela está de acordo com a do modelo da placa, evitando assim o risco de queimá-la.

Pinos de conexões

A placa arduino é utilizada para a construção de circuitos, e por conta disso possui uma série de pinos de conexão que são utilizados para você conseguir treinar e criar suas próprias ferramentas usando esse método.

O pino conhecido como GND é fundamental para evitar choques elétricos e até mesmo um curto na placa. A sigla é uma abreviação de ground, que significa terra, responsável pelo aterramento do circuito.

Os pinos de voltagem, por sua vez, são aqueles que fornecem energia para a placa, normalmente entre 3 e 5 volts. Para completar, você deve inserir pinos analógicos ou digitais, dependendo do tipo de utilização que pretende realizar.

Botão de reset

Qualquer modelo de placa de arduino possui um botão de reset. Ele é utilizado para reiniciar completamente a placa, o que é fundamental durante as etapas iniciais do projeto, onde é comum existirem falhas e travamentos do sistema.

Esse botão se torna uma ferramenta de segurança, que permite que você recomece o trabalho e modifique as estruturas até encontrar o circuito que mais se adapta a suas necessidades, onde esse tipo de ação é mais funcional.

Indicador de energia

Outro item simples, mas muito importante, é o indicador de energia, normalmente um pequeno LED em uma das extremidades da placa. Quando ele se acende, significa que a placa está corretamente energizada e funcionando.

Essa iluminação é importante não só para indicar quando não há fonte de energia para a placa, mas também quando há algum tipo de problema ou inconsistência no circuito, possibilitando que você procure o problema e resolva-o de forma mais rápida.

Esses elementos acabam ajudando muito a entender alguns erros básicos das placas arduino, permitindo que você se concentre na parte mais complexa de programar funcionalidades.

Considerações finais

As placas arduino são muito importantes para a tecnologia e para a eletrônica como um todo, pois permitem que novos desenvolvedores explorem caminhos diferentes e criem novas soluções para uma série de complicações na área.

Por isso, conhecer esses elementos e saber quais são as melhores opções para utilização a longo prazo é muito importante, garantindo que você conseguirá aproveitar ao máximo o potencial das placas arduino.

Quanto mais conhecimento você adquirir, mais complexas serão as atividades possíveis de realizar com essa importante ferramenta, possibilitando uma interação muito maior com o mercado e até mesmo para sua satisfação pessoal.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário