A iniciativa visa otimizar a troca de informações e garantir que os conteúdos cheguem de uma ponta a outra
São Paulo, novembro de 2021 –
Os desafios da nova realidade profissional em que o trabalho remoto
predominou e o contato pessoal entre os colaboradores diminuiu fizeram
com que os processos de comunicação se transformassem, demandando maior
atenção para que as informações cheguem a todos e sejam interpretadas
da forma correta.
Pensando em como otimizar e dinamizar a troca de conteúdos e notificações entre as equipes, a Necxt Orbitall, empresa do Grupo Stefanini que atua na área de atendimento ao cliente, criou o Programa Influencers, no qual profissionais se tornam comunicadores internos e criam ou replicam conteúdos informativos para facilitar o entendimento das iniciativas da empresa por todas as equipes.
Pensando no conceito de influencer digital, profissão em evidência e que gera alto engajamento
entre as pessoas, o time de RH viu no programa uma oportunidade de
aproximar os colaboradores, além de incentivar e dar reconhecimento
para aqueles que têm boas habilidades de comunicação e
resultados profissionais positivos. “A ideia é ter representantes da
empresa que tenham facilidade em se expressar, que gostam de trocar
informações com o grupo e que possam ser vistos como referência e
motivadores.
O “Influencers” nasceu dentro da equipe de RH. Embora os
encontros de alinhamento sejam feitos junto ao setor, o objetivo é que
os colaboradores que participam do programa entrem em contato com as
diferentes áreas e cargos de atuação, e façam essa ponte na troca de
informações entre as equipes”, explica Natália Colomina, gerente de
Recursos Humanos na Necxt Orbitall e idealizadora do programa.
Atualmente, há um representante de cada operação participando.
São feitos encontros quinzenais com todos, nos quais eles abordam as
ações da empresa e temas diversos, como comunicação, ferramentas
corporativas disponíveis e os programas de desenvolvimento da Necxt,
para que possam levar esses conhecimentos para os outros colaboradores
de forma simplificada e dinâmica. Além disso, o time conta com uma
série de treinamentos elaborados pela equipe interna, que visam
aprimorar as habilidades desses profissionais em diferentes sentidos,
garantindo que o trabalho realizado por eles seja ainda mais efetivo.
“O programa influencers é um plano de comunicação com boa
aderência, é eficiente e tem gerado uma multiplicação das informações
dentro da empresa. Hoje, os colaboradores recebem muito rapidamente
todo tipo de comunicado, de várias áreas. Isso faz com que todos estejam
no mesmo alinhamento”, conta a influencer Maria Costa Freire de Souza,
supervisora que atua na central do Stefanini Atende, que dá suporte
aos colaboradores do Grupo.
Devido ao sucesso do programa, há uma nova seletiva para
escolher mais profissionais para integrarem o time de influencers.
Foram 80 colaboradores inscritos, que agora passarão por entrevistas
com o RH para analisarem se têm as habilidades necessárias para se
tornarem influenciadores. “É muito gratificante participar de um projeto
desse porte que você vê que as pessoas gostam de estar envolvidas, que
têm a sensação de pertencimento e fazem tudo com muita empatia, para
que a comunicação chegue até os colaboradores de forma clara e
transparente”, compartilha Fernanda Gramari da Silva, Business Partner e
líder do grupo dos influencers Necxt Orbitall.
Tanto os colaboradores que recebem as informações dos
influenciadores, quanto os próprios comunicadores abraçaram o programa,
que tem trazido ótimos resultados. “Estamos explorando bem esta forma
de comunicação que é tão atual. O que eu mais gosto é que, para fazer
isso, nós precisamos ser apenas nós mesmos, cada influencer foi
escolhido por uma particularidade especial e ela é mantida”, diz
Daniela de Oliveira, Supervisora de Qualidade e influencer na Necxt
Orbitall.
“A ideia do programa é que os líderes utilizem a seu favor as
habilidades dos influencers para divulgarem e disseminarem as
informações que não chegam até a ponta. Para isso, eles criam vídeos e
outros conteúdos que facilitam o processo de explicação. Os influencers
estão realmente a fim de fazer a diferença, proporcionando uma grande
transformação no processo de comunicação interna”, finaliza Luiz
Iannini, CEO da Necxt Orbitall.
Sobre a Necxt Orbitall
A Necxt Orbitall (www.necxtorbitall.com.br), empresa do Grupo Stefanini, atua em CX & Digital Services
e investe em um completo ecossistema de inovação para atender as
principais verticais e auxiliar os clientes na implementação das
melhores estratégias de relacionamento com clientes, garantindo uma
eficaz humanização do digital e atendimentos mais ágeis e resolutivos.
Sobre a Stefanini
A Stefanini (www.stefanini.com.br)
é uma multinacional brasileira com 34 anos de atuação no mercado, que
investe em um completo ecossistema de inovação para atender as
principais verticais e auxiliar os clientes no processo de
transformação digital. Com ofertas robustas e alinhadas às tendências de
mercado como automação, cloud, Internet das Coisas (IoT) e User
Experience (UX), a empresa vem sendo reconhecida com várias premiações
na área de inovação. Atualmente, a multinacional brasileira conta com
um amplo portfólio, que mescla soluções inovadoras de consultoria e
marketing, mobilidade, campanhas personalizadas e inteligência
artificial a soluções tradicionais como Service Desk, Field Service e
outsourcing (BPO).
Presente em 41 países, a Stefanini é reconhecida como a quinta
empresa transnacional mais internacionalizada, segundo ranking da
Fundação Dom Cabral.
Contato para a Imprensa:
DFREIRE Comunicação e Negócios
+55 11 5105-7171
Luciana Abritta – lucianaabritta@dfreire.com.br
Carol Amaral – carol@dfreire.com.br
Vera Aranha – vera@dfreire.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário