Iniciativa
da Bahia está entre as 19 propostas de destaque do Camp Oceano,
programa nacional da Fundação Grupo Boticário em parceria com a Fundação
Araucária
Um
projeto para conectar pessoas e negócios com a conservação do oceano e
das tartarugas marinhas na Península de Maraú está entre as 19 propostas
selecionadas pelo Camp Oceano, programa nacional da Fundação Grupo
Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Fundação Araucária
de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. A
iniciativa receberá apoio técnico e financeiro para ser executada a
partir de 2022. No total, os projetos de destaque do Camp Oceano,
realizados em 11 Estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, receberão
R$ 3,7 milhões.
“Estamos
muito satisfeitos com o resultado desse processo. Contamos com a
participação de muita gente criativa, bem preparada e comprometida com a
sustentabilidade do oceano. Chegamos a propostas capazes de gerar
impactos positivos e duradouros para a conservação de nossas áreas
costeiras e marinhas, além de estimular o desenvolvimento social e
econômico da região”, comemora a diretora executiva da Fundação Grupo
Boticário, Malu Nunes. O Camp Oceano estimulou a cocriação de propostas a
partir de capacitações, mentorias e suporte técnico. Agora, as melhores
recebem recursos para serem executadas.
Apresentada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável da Península de Maraú, a proposta Conhecendo o oceano no rastro das tartarugas marinhas integra
um conjunto de ações locais para conectar o trade turístico, moradores,
turistas e poder público, a fim de diminuir a pressão sobre os recursos
naturais advindas do desordenamento do turismo. Atua a partir da
disseminação de cultura oceânica por meio de circuitos turísticos
educativos e o desenvolvimento de um aplicativo que conecta pessoas e
negócios com a conservação do oceano e das tartarugas.
As
iniciativas apoiadas neste ano respondem a pelo menos um dos três
desafios apresentados pelo Camp Oceano: fomentar o turismo responsável,
conservando a biodiversidade; reduzir a poluição no oceano e incidentes
ambientais; e mitigar os efeitos da crise climática nas cidades
costeiras. O Camp recebeu 138 propostas de solução envolvendo cerca de
900 participantes, com uma maioria de mulheres (54%). “Temos observado
um crescente protagonismo feminino em projetos de conservação e não foi
diferente no Camp Oceano”, frisa Malu. O projeto de destaque da Bahia,
por exemplo, é liderado pela oceanóloga Kayla Correa de Lima.
As
propostas selecionadas têm potencial para serem aplicadas em toda a
costa brasileira. “Além de buscarmos ideias inovadoras, procuramos
iniciativas replicáveis, com benefícios significativos para a
conservação e que também apresentassem viabilidade econômica”, explica a
diretora executiva da Fundação Grupo Boticário.
Sobre o processo
Iniciado
em abril deste ano, o Camp Oceano – edição da teia de soluções,
promovida pela Fundação Grupo Boticário, em parceria com a Fundação
Araucária – recebeu 138 inscrições. As 40 melhores soluções apresentadas
avançaram para um evento on-line de três dias de imersão, capacitações e
conexões para aprimorarem suas ideias. Na sequência, 25 soluções
seguiram para uma etapa de mentoria e detalhamento para aprofundarem
ainda mais suas propostas.
A relação detalhada das 19 soluções contempladas pelo Camp Oceano está disponível para consulta nos sites www.fundacaogrupoboticario.org.br e https://camp.teiadesolucoes.com.br/.
Sobre a teia de soluções
O
Camp Oceano é um dos formatos de seleção da teia de soluções da
Fundação Grupo Boticário. Lançada em 2020 com dois processos seletivos, a
teia estimulou, em suas primeiras edições, o desenvolvimento de
propostas voltadas para o turismo responsável em áreas naturais e para a
Grande Reserva Mata Atlântica – o maior remanescente do bioma no
Brasil. Ao longo dos processos, 43 soluções foram acompanhadas e
estruturadas com mentoria e apoio técnico. No final, seis foram
selecionadas para receber apoio financeiro e serem impulsionadas. Em
2021, duas novas edições da teia trouxeram desafios relacionados à
sustentabilidade do oceano e à proteção e desenvolvimento econômico do
Cerrado.
Sobre a Fundação Grupo Boticário
Com
30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais
fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza
brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade
seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que
aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os
principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de
1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de
Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando
11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de
1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a
natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de
Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho
de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990,
dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco
para a conservação ambiental mundial.
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