Os Challenger Models desenvolvidos pela DataRobot mantêm produtividade e acurácia do negócio financeiro, trazendo dinamismo sem interferir na produção
São Paulo, novembro de 2021 - A
velocidade na resolução de problemas é um dos diferenciais mais
esperados em parcerias entre empresas e seus fornecedores de
tecnologia. Para determinados mercados, no entanto, é preciso ir além: a
agilidade na solução deve vir acompanhada de resultados úteis para o
negócio. Assim pode ser descrita a parceria entre a DataRobot, empresa líder global em Inteligência Artificial e Machine Learning Automatizado, e a BizCapital, fintech
que oferece soluções financeiras para pequenos e médios negócios
brasileiros – do crédito PJ à conta digital. A BizCapital é a primeira
cliente da DataRobot no Brasil, uma parceria iniciada em 2017, antes
mesmo da empresa americana de tecnologia instalar a sua filial
brasileira.
Com previsão de abertura de mais de 40 mil contas jurídicas
digitais gratuitas para facilitar a gestão financeira e o desembolso de
mais de R$ 500 milhões em crédito até dezembro de 2021, a fintech
carioca buscava melhor monitoramento de seus modelos e um
aperfeiçoamento para atender seus requisitos de produtividade,
governança e quantidade de produção. A solução foi um trabalho de
monitoramento constante no formato Challenger Models (Modelos Desafiantes). No
início da parceria, o acesso da BizCapital à plataforma DataRobot
tinha o objetivo de trazer insights para o negócio: eles subiam os
dados no sistema e a Data Robot auxiliava no entendimento daquelas
informações para criação de modelos para cada desafio que surgia. O
trabalho amadureceu e agora, em uma nova fase da contratação, eles
inserem os modelos na solução, de forma gerenciada, por meio desses Challenger Models.
“A BizCapital usa nossa solução há vários anos, sempre expandindo o
contrato em cada renovação, mostrando a confiança na parceria. Notamos
um reconhecimento da efetividade e do valor das nossas soluções ao
longo do tempo”, destaca Rodrigo Bertin, diretor de Sucesso do Cliente
em IA da DataRobot.
Como resultado, a BizCapital dobrou o número de usuários na
plataforma da DataRobot. “Numa visão retrospectiva da parceria, podemos
dizer que existiram dois momentos: no primeiro, a DataRobot era um
Benchmark em um ambiente de desenvolvimento, em que a BizCapital criava
insights para fazer modelos de crédito e comparação dos modelos deles
com os nossos; no segundo momento, a companhia passou a usar
efetivamente a plataforma DataRobot em produção de modelos por conta do
seu crescimento e pela complexidade e quantidade de modelos
necessários. Hoje é uma solução ponta a ponta envolvendo separação de
dados, modelagem e MLOps (Deploy facilitado
de modelos, monitoramento e governança de modelos preditivos da
própria DataRobot ou de terceiros)”, detalha o executivo.
“Utilizar a tecnologia de IA da DataRobot foi fundamental para
desafiar nossos modelos e torná-los melhores. Quando conhecemos a
empresa, vimos que a solução deles estava muito à frente de seu tempo
e, por isso, decidimos investir na parceria. Uma das principais
vantagens da plataforma é a capacidade de democratizar o acesso à
inteligência artificial, ampliando sua utilização para outras áreas da
empresa. O fator que mais me chamou a atenção é a simplicidade e
eficiência dos modelos”, afirma Cristiano Rocha, fundador da
BizCapital.
Em um cenário em que muitas companhias têm seus protótipos de
trabalho criados em várias linguagens, até mesmo abertas e gratuitas, a
DataRobot vai além: está disponível ao cliente para dar auxílio à
complexidade dos processos de cada negócio. “Automatizamos a produção de
modelos preditivos baseados em Machine Learning, fazemos o
monitoramento deles e, conforme são feitas as previsões, é possível
verificar em tempo real a mudança dos dados. Ao detectar que as
alterações são significativas em termos de capacidade de previsão do
seu modelo, parte-se para a criação de um novo algoritmo de forma
automatizada pela DataRobot. O destaque desse sistema Challenger Models
é que os modelos (novo e desafiante) conseguem rodar em paralelo,
permitindo que a troca para o novo modelo possa ser executada de forma
simples e com confiança”, ressalta Bertin.
Se a empresa nota que não está com o mesmo nível de aprovação de
crédito que antes, ou que há muita aprovação e aumento do risco, ela já
pode tomar ações imediatas, resolver esses problemas e registrar
impactos positivos ao final de cada Demonstração do Resultado do
Exercício (DRE).
“Nossos modelos se tornaram mais rápidos e a performance melhorou
utilizando os modelos desenvolvidos pela DataRobot. O que gastávamos
três semanas passou a ser feito em apenas uma, gerando insights que não
tínhamos conhecimento. São valores intangíveis que agregaram muito ao
nosso negócio. Atualmente, somos o player que disponibiliza crédito
mais rápido para as empresas – menos de uma hora. Precisamos de uma
tecnologia que atue em tempo real para mantermos nossa agilidade e
eficiência”, complementa o fundador da BizCapital.
“A companhia deixa de ter uma gestão reativa e passa a ter uma gestão
muito mais proativa. Outra vantagem é que a plataforma é arquitetada
para simplificar o processo. Uma vez verificada a necessidade de
redesenho do modelo, o processo é algo tão simples quanto apertar um
botão: retreina-se o modelo com dados novos e ele é substituído”,
detalha o executivo. “É como trocar o pneu com o carro andando. Uma vez
decidido que o nível de acurácia deve ser, por exemplo, acima de 90%, a
solução da DataRobot permite o monitoramento e correção de rota para
que ela nunca fique abaixo disso”, explica Rodrigo Bertin.
“A solução é alicerçada no monitoramento de quatro pilares:
qualidade do serviço, qualidade dos dados, capacidade preditiva do
modelo e imparcialidade (ausência de vieses). Os principais benefícios
são a existência de métricas objetivas para o monitoramento, velocidade
e governança nas mudanças. Pode-se, inclusive, criar fluxos completos e
automatizados de monitoramento, retreinamento e implantação de
modelos, reduzindo a praticamente zero as chances de termos modelos
desatualizados em produção.”
A acurácia ganha sobremaneira: com o acompanhamento constante, o
modelo é alimentado com dados relativos ao que realmente aconteceu a
cada dia, a cada semana e a cada mês e, quando se observa que os níveis
não são considerados adequados, refaz-se o modelo e reinicia-se o
ciclo. A manutenção ou melhora da performance é constante. Essas
características são decisivas e podem significar milhões de reais em se
tratando de uma financeira. “No atual momento que vivemos, as coisas
mudam de uma semana para outra, ainda mais em meio a uma pandemia, em
que os negócios abrem presencialmente, depois fecham, abrem
parcialmente ou o comportamento do consumidor também se altera
rapidamente. A velocidade na análise dos dados pode ser a diferença
entre garantir ou não resultados”, salienta o executivo da Data Robot.
Sobre a DataRobot
A DataRobot é a empresa líder em IA e Machine Learning
Automatizado. As organizações em todo o mundo utilizam a DataRobot para
capacitar suas equipes e implementar rapidamente modelos de Machine
Learning. Com uma plataforma com centenas dos mais poderosos algoritmos
de aprendizado de máquina próprios e open source, a DataRobot reúne as
melhores práticas para acelerar e escalar os recursos de ciência de
dados, maximizando a transparência, a precisão e a colaboração.
Ao tornar os profissionais mais produtivos e permitir a
democratização da ciência de dados, a DataRobot ajuda as organizações a
se transformarem em empresas orientadas por IA. Com escritórios em todo
o mundo, inclusive no Brasil, a DataRobot recebeu mais de US$ 1,1
bilhão em investimentos de empresas de primeira linha,
incluindo New Enterprise Associates, Sapphire Ventures, Meritech e
DFJ. Para mais informações, visite www.datarobot.com.
Sobre a BizCapital
A BizCapital é uma fintech que nasceu em 2016 com o propósito de
oferecer acesso a recursos para que pequenas e médias empresas
brasileiras possam evoluir e impactar positivamente a economia do País.
Um sistema de soluções que vai do crédito empresarial à conta PJ,
passando por educação financeira, visão de negócios e, acima de tudo,
simplificação da jornada do empreendedor.
Assessoria de Imprensa da DataRobot no Brasil
DFREIRE Comunicação e Negócios - (+55 11) 5105-7171
Debora Freire – debora@dfreire.com.br
Luciana Abritta – lucianaabritta@dfreire.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário